x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 93

Como o contador online formaliza os serviços que presta a clientes distantes? Quais documentos?

Contadora Lady Day

Contadora Lady Day

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 9 novembro 2021 | 12:17

Olá!

Eu gostaria de saber quais documentos o contador online tem que ter para formalizar os serviços contábeis que ele presta aos clientes que moram em outros estados, por exemplo. Eu sei que ele tem que ter o contrato de prestação de serviços dentro da legalidade exigida pelo CFC. Porém o quê além disso ele precisa? Procuração? Como ele vai mexer nos sistemas e-cac, etc. para resolver a vida do cliente? E se o serviço for do tipo esporádico, como por exemplo, um cliente que quer apenas uma declaração de imposto de renda pessoa física? 

Estou meio perdida. São coisas que nossa faculdade não ensina.

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 9 novembro 2021 | 23:58

Boa noite Colega, bem eu sou do RS e já fiz alguns trabalhos fora da minha jurisdição e não tive muitas complicações, bem primeiramente para exercer a profissão em outra jurisdição é necessário a comunicação ao seu CRC e depois tem que ficar atenta as legislações dos municipios que pode variar bastante.

Contadora Lady Day

Contadora Lady Day

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 10 novembro 2021 | 11:57

Olá!
Obrigada pela resposta! Na verdade, quero saber sobre a documentação que prova que o cliente me contratou para fazer o serviço para ele. Além do contrato, tem que ter a procuração, certo? Mas essa procuração eu tenho que anexar no site da Receita federal também? E se o cliente quiser apenas um serviço avulso do tipo uma declaração de imposto ou uma adesão a parcelamento do simples nacional?

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 10 novembro 2021 | 16:38

Boa tarde, sim o ideal é ter uma procuração. Quando a anexa a procuração na Receita Federal, sim tem que fazer sim. Bem se o serviço for avulso, coisa simples como você detalhou um recibo basta como comprovação do serviço prestado,  mas o ideal é sempre comunicar ao CRC local. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.