x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 256

FECHAMENTO BALANÇO

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2021 | 09:48

Aline Réia,

Bom Dia!

Existe uma regra da Receita Federal que explica sobre isto. Mas basicamente deve fazer um balaço de Abertura por exemplo na data de 01/2019, toda escrituração  2019 e 2020.
Lembrando que o resultado apurado não pode ser objeto de compensação e ou distribuição, ( crie uma Conta no PL  para poder identificar ).

Não esquecer que quando fazer as demonstrações citar o dispositivo que se embasou para poder fazer o Balanço .

Vanil

Douglas

Douglas

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2021 | 09:51

Olá,
Eu não faria assim. Depois se ocorrer qualquer alteração no saldo, vai comprometer os balanços já fechados. 

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2021 | 10:12

Douglas,

Bom dia.

Otima intervenção, e muito bem colocado. Pondero que como existe normas para tal procedimento, e se houver depois de feito o balanço de aberto encontrar outras informações ( o que é comum) volte e inclua esta informação. Mas por experiência , deve-se tomar cuidado e muita atenção na acasião do Balanço de Abertura.

Por acaso encontrei algo obre assunto.

https://contabilidademartinelli.com.br/2021/07/01/balanco-de-abertura/

Vanil

Douglas

Douglas

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2021 | 10:32

Vanil, Bom dia.

Minha resposta foi bem rasa, não peguei caso semelhante ainda. 
Foi bom eu tomar conhecimento desta norma e obrigado por compartilhar o link.

Aline Réia

Aline Réia

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 16 novembro 2021 | 13:27

Obrigada Douglas e Vanil 

Agradeço pelos conselhos
Vou fazer desde o começo mesmo, vejo que é  melhor fazer o balanço completo e certo do que fazer algo pela metade e depois da algum problema.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.