x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.871

Emissão de Notas. Operação de Remessa de Gado e posterior venda.

ANDRE FELIPE DE COIMBRA PINTO FILHO

Andre Felipe de Coimbra Pinto Filho

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2021 | 12:22

Prezados, estou com uma dúvida acerca dos CFOPs que deverei utilizar para acobertar uma operação de remessa de gado.

Basicamente, a operação se reveste dos seguintes passos:

1. Agropecuária (meu cliente) irá fazer uma remessa de gado bovino para engorda em fazenda de um parceiro rural, com contrato.

2. Após a engorda os bois serão vendidos para os frigoríficos, pela agropecuária, porém serão transportados da fazenda parceria diretamente para o abate neste frigoríficos.

A questão é, devo emitir nota de entrada de retorno da remessa, para contabilização de estoque, mesmo que os bois não retornem fisicamente para agropecuária?

Haveria uma nota de retorno simbólico?

Digo isso pois a venda dos bois será realizada através da agropecuária, que emitira nota fiscal de venda contra o frigorífico. 

Ou seja:

a) qual o CFOP eu devo usar no retorno simbólico dos bois para a agropecuária?
b) qual o CFOP que tenho que usar na venda desses bois da agropecuária para o frigorífico? 
c) qual o CFOP eu tenho que usar na remessa dos bois da fazenda parceira para o frigorifico?

Obrigado à atenção. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.