x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 508

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL PARA IGREJAS

EMILSON ROBSON GUIMARAES

Emilson Robson Guimaraes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 5 dezembro 2021 | 13:23

boa tarde prezados colegas(as), uma igreja legalizada desde 2016 até a presente data nunca fez a escrituração contábil, ou seja, diário e razão. Eu pergunto, pode iniciar a escrituração contábil agora em 2021 sendo o livro diario e razão com numeração nº 01?  Agradeço a atenção dos colegas que puderem ajudar. obrigado.

EMILSON ROBSON GUIMARAES

Emilson Robson Guimaraes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 13 dezembro 2021 | 19:24

boa note, sim estava inapta e fiz todas as obrigações acessorias em ficou em dia como ativa. eu só quero saber mesmo e sobre a escrituração contabil que nunca foi feito por outros contadores anteriormente. inclusive o ultimo contador recebia todo mês os honorarios e não fazia nada. Então foi passado pra mim dessa maneira.Só quero agora regulariz\ar mais preciso dessas informações a escrita contabil. Agredeço a atenção.

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 2 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2021 | 11:08

Bom dia Emilson

Não é uma orientação, é um conselho, Isentas e Imunes são obrigadas a escrituração contábil, diário e razão, então 2016 seria o Livro Diário nº 1 e assim sucessivamente, não ter sido autuada ou compelida a fazer não quer dizer que não precisa, se você for fazer daqui pra frente, agora que está sob a sua responsabilidade, faça de 2021 com o número que seria o correto do livro diário, nº 6, até porque se houver uma autuação, você perde o seu trabalho e terá que retificar, tanto no livro em papel quanto o ECD.
Espero ter ajudado, 
Abraço

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.