x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.177

Pagamento de INSS

marcelo

Marcelo

Iniciante DIVISÃO 2, Fisioterapeuta
há 2 anos Domingo | 2 janeiro 2022 | 18:21

Olá!

Sou fisioterapeuta autônomo e quero contribuir certinho com o INSS.
Trabalho atendendo clientes para uma empresa, todo mês ela me paga referente a quantidade de atendimento que fiz. Também atendo pacientes particulares, que pagam diretamente a mim.

Esta empresa para a qual presto atendimentos não paga meu INSS, também não foi feito contrato de prestação de serviços, eu apenas atendo os pacientes que me passam e ao final do mês recebo os valores através de PIX do CNPJ da empresa. Confirmei que não pagam o INSS ao verificar no site MEU INSS. Os rendimentos mensais que recebo da empresa é algo entre R$1.500~R$3.500 (a depender da quantidade de pacientes), e dos pacientes particulares recebo mensalmente algo entre R$1.200 ~R$1.900.

Andei pesquisando e verifiquei que posso escolher entre pagar 20% de um valor tabelado ou 11% do salário mínimo. Eu quero pagar 11% do salário mínimo, é possível no meu caso?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Domingo | 2 janeiro 2022 | 21:54

Marcelo,
O contratante PJ que remunera serviços prestados por profissional autônomo, é obrigado à reter e recolher a contribuição previdenciária à alíquota de 11%, juntamente com a cota patronal devida por ela, que é de 20% sobre o valor dos rendimentos pagos no mês. Além disso, conforme o valor mensal, há incidência do IRRF.
Quanto a contribuição sobre os rendimentos pagos por pessoas físicas, a alíquota 20%, que deverão ser pagos por você, através da GPS - Guia da Previdência Social. Sobre esses rendimentos, também é devido o carnê-leão.
As suas contribuições, somando-se as devidas pela PJ e por você, estão limitadas ao teto previdenciário.

marcelo

Marcelo

Iniciante DIVISÃO 2, Fisioterapeuta
há 2 anos Domingo | 2 janeiro 2022 | 22:27

Olá João.

Sim, fiquei sabendo que eles deveriam estar pagando INSS, mas não há o que fazer, preciso do dinheiro e se não pagaram até agora, não irão pagar. Se eu reclamar acham outro pra prestar o serviço. Então decidi apenas aceitar e fazer certinho as coisas da minha parte e, se no futuro der algum problema, será apenas para eles.
Esta alíquota de 20% que tu diz, pode ser de 11% se eu decidir que quero contribuir sobre um salário mínimo, correto?
Meu trabalho depende da quantidade de atendimentos no mês, assim como alguns meses são muito bons, rendendo até R$3.500 dessa empresa + R$1900 dos clientes fixos, tem meses que recebo apenas mil e pouco de cada, e meus gastos mensais são altos (principalmente manter o carro pra atender pacientes e FIES), por isso decidi que iria contribuir 11% de um salário mínimo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.