x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.146

Posso compensar INSS retido de outros Meses no mês atual?

Rodrigo Amorim

Rodrigo Amorim

Iniciante DIVISÃO 1, Empreiteiro(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2022 | 20:03

Oi, sou empresário e minha contadora disse que, há pouco tempo, não é mais possível compensar as guias de GPS geradas no mês atual com retenções passadas.

Lembro que antes, se tinha um valor de retenção feita em NFs, independente da fonte, ficava como "crédito" de INSS, caso não fosse compensada totalmente. Com o tempo o valor aumentava e sempre tive as guias de GPS compensadas, usando sempre o valor de todas as retenções que tinha feito, de vários clientes...

Agora mudou isso? Só posso compensar a guia GPS do mês com as retenções feita naquele mês também? E o dinheiro que está lá de "crédito"? Tenho q pedir restituição, demora muito?

Sou empreiteiro, faço obras onde tenho na NF o INSS, mas as vezes o serviço é feito por terceiros que não me gera guia GPS e o saldo só aumentará agora. :/

Alex Santos

Alex Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2022 | 20:57

Olá Rodrigo, boa noite.

É possível sim fazer a compensação de INSS de períodos anteriores no mês atual. Temos alguns clientes e mesmo com a implantação das escriturações digitais (e-Social, DCTF Web e EFD-Reinf) existe sim a possibilidade, no nosso caso optamos por utilizar os valores para compensações, mas há também a possibilidade de solicitar a restituição, vai depender da decisão entre Empresário e Contador.

Alex Santos
Contador
Salvador/BA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.