Pablo Fabricio Ferreira da Costa
Iniciante DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde Como contabilizar na PJ o recebimento em produto(soja, arroz, e outros) ref. contrato de parceria rural na seguinte situação?
**O PRODUTOR RURAL CONSTITUIU UMA EMPRESA, INCORPORANDO SEUS IMÓVEIS RURAIS NA PESSOA JURÍDICA, E EM CONSEQUÊNCIA FOI PACTUADO CONTRATO DE PARCERIA ENTRE AS PARTES, OU SEJA, O PRODUTOR RURAL (PF) PAGA PARCERIA (EM GRÃOS DE SOJA. ARROZ, MILHO OU OUTROS) PARA A EMPRESA (PJ), E ESSE PGTO É EFETUADO ATRAVÉS DE EMISSÃO DE NF DE TRANSFERÊNCIA DE SOJA DA PF(sócio) P/ A PJ, E PARA POSTERIORMENTE SER VENDIDA**
1) Como contabilizar essa NF de transferência na pessoa jurídica, uma vez que entra ESTOQUE DE PRODUTOS, e não gera obrigações no passivo e nem conta de resultado (receitas)? pois de acordo com a LEI da terra esse contrato de parceria não gera obrigação fiscal e não é arrendamento, não trata-se de aluguel pela terra, e sim, uma participação na colheita por contrato de parceria.
2) Qual a conta a ser creditada em contrapartida ao débito(Estoques)? Pensei em talvez uma equivalência contra o estoque, mas gostaria de saber a opinião dos demais colegas.
D-Estoque
C-????????????????
Vi esse mesmo tópico sendo discutido em 2018, mas sem uma resposta ou solução, então por este motivo, abri novamente.
O amigo EDMAR OLIVEIRA ANDRADE FILHO, respondeu o tópico na época, mas ele confundiu com arrendamento, e não é o caso.