x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 378

Contribuição INSS

Luan Vieira

Luan Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 23 janeiro 2022 | 12:26

Não sou muito familiarizado com INSS, mas meu questionamento de hoje é sobre uma pessoa que tenha já histórico como CLT, porém nesses anos mais recentes (últimos 6 anos) tem contribuído com o percentual de 11% sobre o salário mínimo, já que atualmente trabalha por conta própria (empresa do simples nacional relacionado a prestação de serviços, mas não contabiliza pró-labore) . No entanto, essa pessoa não gostaria de se aposentar com um salário mínimo, qual seria a melhor orientação para essa pessoa? 

Contribuir com um valor maior, mesmo com o percentual de 11%, garante uma aposentadoria maior ou apenas se fosse com um percentual de 20%? 

Essa pessoa tem 44 anos e 22 anos de tempo de contribuição. Eu deixo essa pergunta em aberto, mas entendo que pode ser uma pergunta complexa, mas agradeço se houver alguma resposta :D

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Domingo | 23 janeiro 2022 | 22:02

Lucas,
Se ela é sócia-administradora da empresa em questão, é contribuinte individual da Previdência Social e parte dos seus rendimentos, deverá ser paga através do pró-labore, vedado o recolhimento como facultativa.
Quanto aos valores do salário-de-contribuição, o ideal é que faça uma simulação agora, para planejar os recolhimentos futuros. Isso pode ser feito pelo site ou app meuinss.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.