x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 115

Lucro do Exercício

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2022 | 13:48

Boa tarde pessoal!
Por gentileza, alguém poderia me ajudar com a seguinte duvida:
Tenho uma empresa no Simples Nacional que desde sua abertura até 30/11/2021 estava dando prejuízo, em 12/2021 ela deu Lucro.
Tenho um valor de Capital Social a Integralizar, gostaria de saber se posso zerar esse Capital contra o Lucro do Exercício? Caso sim,  posso fazer o lançamento ainda no exercício ou preciso encerrar para no exercício seguinte fazer o lançamento?
Muito obrigado

Antonio Carlos Bertolino

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2022 | 14:26

Acredito que este movimento somente poderia ser feito caso uma alteração no contrato social fosse registrada, alterando a forma de integralização inicialmente prevista, e aumentando o capital social com reservas de lucros, desde que este lucro citado seja superior ao saldo de prejuízos acumulados.

Talvez seja necessário, inclusive, realizar uma re-ratificação do contrato social de abertura para alterar o valor que os sócios tinham interesse em subscrever e integralizar para posteriormente efetuar uma alteração, aumentando o capital social.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.