x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.453

Honorarios Contabeis

Raniel Levi Braga Ricarte

Raniel Levi Braga Ricarte

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2022 | 14:35

Ola, Estou iniciando no mercado da contabilidade com um escritório de contabilidade, e ainda tenho dúvidas sobre a cobrança de honorários, não quero estar muito abaixo do mercado e nem acima, pois sou iniciante, queria saber se alguém tem alguma tabela ou algo de referência para que eu montasse meus honorários!

Quem puder me ajudar agradeço, moro no ceara

Alex Santos

Alex Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2022 | 16:56

Prezado,

A tabela referencial de honorários normalmente é fornecida pelo sindicato dos contadores da sua cidade/estado.

Você poderá fazer uma pesquisa em outros escritórios e ver uma média de valores cobrados, há escritórios que utilizam como critério de cobrança:

- Salário mínimo - Cobrando 1/4, 1/3, 1/2, 1 ou até mais de 1 salário mínimo vigente
- Pelo regime tributário e ramo - Se LR, LP ou SN e se é Industria, Comércio ou Serviço
- Pelo número de colaboradores do contratante
- Pelo faturamento do contratante

Não existe uma formula de bolo, você tem que estipular um valor de acordo com o custo que terá para prestar serviços para a empresa, sejam custos tangíveis ou intangíveis.

Alex Santos
Contador
Salvador/BA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.