x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.051

Saldos Bancários Negativos

Mayke Flayver Lozada da Silva

Mayke Flayver Lozada da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 2 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2022 | 13:53

Bom dia pessoal, gostaria de ver a posição de vocês sobre um assunto relativamente simples, mas que tem gerado algumas divergências.

Em relação aos saldos bancários negativos, alguns contabilizam no grupo dos passivos, em empréstimos bancários, outros controlam estes valores em contas redutoras do ativo.

Os que realizam o procedimento de contabilização em contas redutoras do ativo levam em consideração o item 08 do CPC 03:

Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento. Entretanto, saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de instrumentos como cheques especiais ou contas correntes garantidas que são liquidados em curto lapso temporal compõem parte integral da gestão de caixa da entidade. Nessas circunstâncias, saldos bancários a descoberto são incluídos como componente de caixa e equivalentes de caixa. Uma característica desses arranjos oferecidos pelos bancos é que frequentemente os saldos flutuam de devedor para credor.

E os que transferem esses valores para as contas de empréstimos bancários no passivo levam em consideração o item 71 do CPC 26:

Outros passivos circulantes não são liquidados como parte do ciclo operacional normal, mas está prevista a sua liquidação para o período de até doze meses após a data do balanço ou estão essencialmente mantidos com a finalidade de serem negociados. Exemplos disso são alguns passivos financeiros que atendem à definição de mantidos para negociação no CPC 48, saldos bancários a descoberto e a parcela circulante de passivos financeiros não circulantes, dividendos a pagar, imposto de renda e outras dívidas a pagar não comerciais. 

Qual procedimento seria o mais correto ? 

Se alguém souber também de alguma opinião de algum auditor independente sobre este assunto seria interessante também.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 13:26

Boa tarde !
Aqui na empresa quando acontece de ficar algum saldo negativo, não fazemos nada, somos auditados por uma BIG4.
Agora se uma empresa que vive com a conta negativa, ai sim, tem que ser transferido a cada final de mês, para o passivo, pois caracteriza como empréstimo.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2022 | 08:10

Aqui no escritório nós contabilizamos na conta de saldos negativos (PC) no subgrupo de empréstimos de curto prazo, e na DFC nós efetuamos lançamentos nas atividades de financiamento, pois acreditamos que tal caixa não é gerado pelas operações, e sim pelas atividades de financiamento, apesar de entender o contra argumento.

Com relação a parte prática, efetuamos o lançamento no passivo circulante apenas como transferência no final do mês, durante o andamento do mês o saldo bancário fica negativo, assim como o exemplo dado pelo Anderson.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.