x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 655

Início da Depreciação

DOUGLAS TEIXEIRA LACORTE

Douglas Teixeira Lacorte

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 2 anos Sábado | 19 fevereiro 2022 | 23:50

Pessoal, boa noite!

Analisando o CPC 27 um ponto me deixou com dúvida. Trata-se do item 55, que resumidamente diz que a depreciação se inicia quando o "bem estiver disponível ou pronto para uso, conforme o que pretende a administração".

Minha opinião é que essa orientação fere o regime de competência e por consequência o princípio da confrontação das receitas com as despesas, pois com esse texto entende-se nao é necessario que o bem esteja em operação para comecar a depreciar. Ou seja, dessa forma estaremos reconhecendo uma despesa de um item sem que o mesmo esteja gerando receita, pois ainda não está em operação.

Alguém tem uma opinião diferente ou que possa esclarecer o objetivo da norma em relação a esse ponto, pf?

Obrigado!

Rebeca da Silva Cavalcanti

Rebeca da Silva Cavalcanti

Bronze DIVISÃO 3, Diretor(a) Marketing
há 2 anos Domingo | 20 fevereiro 2022 | 10:15

Estudei sobre isso um tempo, realmente pelo CPC 27 só começa a depreciar quando o bem começa a ser usado mesmo.
55 - A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando estáno local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos classificado como mantido para venda de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo-Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada) ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro. Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado. No entanto, de acordo com os métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto não houver produção.
http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/316_CPC_27_rev%2014.pdf

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.