x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 612

Integralização do Capital Social

Yuri Sousa Leite

Yuri Sousa Leite

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2022 | 08:41

Prezados amigos de profissão, bom dia.

Irei direto ao ponto. A Holding que trabalho,  faz BPO Financeiro atrelado com contabilidade em Serviços Médicos ( PJ ), e todo socio novo que entra na empresa, fazemos a integralização com os valores entrando no Caixa.

Só que esses valores do Capital Integralizado é ficticio, pois os socios médicos que entram nas PJ, não transferem os valores para conta noss nessa integralização, e o meu supervisor está pretendendo dá saida do Caixa para o Banco.

Eu não concordo com isso, e queria saber de vocês, qual a melhor forma de dá saida do Caixa, para que esse valor não fique lá, mas tambem não vá para o Banco

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2022 | 14:06

Os sócios devem responder pela integralização de suas quotas conforme Art. 1.052 da Lei 10406/2002 (Código civil), ou seja, no momento da entrada dos sócios na empresa os mesmos devem investir no capital, e este investimento é denominado integralização. Se eles colocam dinheiro vivo, esta integralização é em moeda corrente e entra no caixa, e caso este dinheiro seja depositado no banco será possível contabilizar esta operação pelo extrato. Contudo, caso este valor seja fictício, não será possível comprovar o lançamento de depósito por meio de extrato bancário, e também pode gerar problemas societários, inclusive (em casos extremos) na confusão patrimonial de sócios e empresas.

Yuri Sousa Leite

Yuri Sousa Leite

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2022 | 10:22

Estou de acordo.

E nesse caso em que estou, qual a melhor forma ? Pois não posso dá saída nem pra receita e nem despesa, pois irá influenciar no resultado.

Outra questão também: em casos futuros ( mesmo que seja para ficar registrado no extrato bancário, é possível solicitar aos sócios a transferência de valores pecuniários para o banco / caixa, e logo em seguida colocar como distribuição antecipado de lucros ?

Thiago P. de Castro

Thiago P. de Castro

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2022 | 13:56

Boa tarde!

Para dar baixa no caixa acredito que tenha apenas duas opções. Realizar um depósito na conta bancária sem ser fictício, ou seja, está demonstrado no extrato, ou usar o saldo como distribuição de lucro se a empresa suportar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.