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Como se faz a contabilidade de pequenos comércios como lanchonetes, restaurantes, j

Mauricio Bento

Mauricio Bento

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Sábado | 26 fevereiro 2022 | 12:16

Não, não; estou me referindo a MEs mesmo, pois quando você vai a uma lanchonete, padaria, restaurante, você passa o seu cartão, paga com seu dinheiro, e o estabelecimento só emite nota fiscal se o cliente pede, esta é a situação mais próxima da realidade. Acabei de falar com o dono de um restaurante, ele disse que no final do dia ele faz o cálculo e põem quanto entrou de banco e de dinheiro, no fim do mês ele assina e manda para o contador, na padaria ao lado de casa, nunca recebi uma nota, também nunca pedi, tem uns 8 funcionários. Sendo assim, como se resolve esta questão?

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sábado | 26 fevereiro 2022 | 14:47

Boa tarde colegas!
Aqui em BSB, posto de gasolina, lanchonete, padaria e outros ramos emitem NFCe mesmo sem vc pedir, pois aqui tem um sistema de cruzamento de MALHA FISCAL. Havendo divergência entre o valor informados e o apurado pela MALHA FISCAL,, vem indicado no campo DIVERGÊNCIA de MALHA, a Base de Cálculo das Vendas sonegadas. É so pagar com multa e juros.

Fabiano A. Domingos

Fabiano A. Domingos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 27 fevereiro 2022 | 07:27

Bom dia!

Maurício, com certeza essa é a realidade da maioria dos estabelecimentos. Fora os procedimentos de praxe referente a notas, cupons e conciliações, lanchonetes e padarias estão contempladas pelo Anexo I do Simples Nacional que são calculados de acordo com sua respectiva faixa tributária, o que facilita bastante. 

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Domingo | 27 fevereiro 2022 | 09:07

Mauricio Bento, bom dia.

Colega, entendo sim que essa é a realidade mais próxima de pequenas empresas. Contudo, isso não é o que a legislação prevê. Você, como profissional contábil, precisa e deve aproximar a tal "realidade" dos clientes ao que é previsto na legislação.

Por exemplo, para situações assim, como eu trabalho aqui:

Dou pelo menos duas orientações aos clientes:

1) Ele deverá, ao fim do dia, emitir, nem que seja somente uma nota fiscal, o valor correspondente a todas os valores passados na maquininha de cartão. Dessa forma este valor não ficará a descoberto, uma vez que a legislação estadual prevê que a cada operação financeira (que é o caso do pagamento por cartão de crédito), deve existir um documento fiscal correspondente.

2) Além da primeira, você, no seu escritório, deverá verificar qual a despesa média, diária e/ou mensal deste cliente e caso o valor do item 1) não supra esta despesa, deverá ajustar com ele este valor, explicando a situação. Dai, além de emitir o valor referente ao da maquininha, ele deverá também levar em consideração essa despesa apontada por você.

Essas duas orientações são básicas. Sem levar em consideração integração bancária e princípios contábeis.

Contudo, caso você não tome nenhuma providência, caso haja uma autuação fiscal, tal cliente poderá impor a você a corresponsabilidade da situação, uma vez que você nunca o orientou ou alertou em nada sobre o assunto.

Espero ter ajudado e um ótimo domingo.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2022 | 11:13

Concordo 100% com o Yuri. E como argumentação para seu cliente, seria interessante você simular o quanto ele pagaria de multa e juros pelo não cumprimento da obrigação tributária principal e suas obrigações assessórias. Além do risco fiscal e tributário, que já é alto, é interessante tentar esclarecer os benefícios em se ter uma contabilidade bem estruturada para auxílio na tomada de decisão gerenciar, evitar litígios societários confusos, e melhorar a qualidade de informação disponível para terceiros (Bancos, fornecedores, entre outros)

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