x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.366

Posso pagar DARF da minha ME na minha conta PF ou na de outra pessoa ?

Renan Teixeira Pugas Silva

Renan Teixeira Pugas Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Desenvolvedor
há 2 anos Segunda-Feira | 7 março 2022 | 20:23

Olá, estou com um DARF referente ao pró-labore da minha ME, porém o meu banco digital não permite o pagamento de DARF sem código de barras, eu gostaria de saber se pagar esse DARF da minha ME na minha conta PF ou na conta de outra pessoa ? Existe algum problema ou penalidade em fazer isso ?

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 8 março 2022 | 00:11

Boa noite Renan, como vai? bem Renan a resposta quando a sua pergunta é que, a DARF de pessoa juridica deve ser paga em conta de pessoa Juridica, e de  pessoa fisíca, em conta de pessoa fisíca. Espero que seja útil a minha resposta, se você tiver mais alguma pergunta pode perguntar.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 8 março 2022 | 07:49

Concordo com o Fernando, mas gostaria de expor algumas justificativas:
 - Separar as contas de pessoa física e pessoa jurídica é essencial para controle financeiro de seu negócio, e verificar se o mesmo é rentável ou não, e corrigir determinadas estratégias;
 - Misturar contas de pessoa física e jurídica pode causar problemas de natureza fiscal;
 - No código civil está previsto que, caso exista confusão patrimonial (misturar contas de pessoa física ou jurídica, por exemplo) pode, potencialmente cancelar a limitação de responsabilidade ao capital social da empresa, ou seja, o patrimônio do sócio pode ficar exposto caso a empresa se torne insolvente, ou passe por problemas pontuais de liquidez.

Renan Teixeira Pugas Silva

Renan Teixeira Pugas Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Desenvolvedor
há 2 anos Terça-Feira | 8 março 2022 | 18:08

No caso a minha empresa é apenas para eu possa trabalhar como PJ, mesmo assim eu posso vir a ter alguma tipo de punição caso pague um DARF dela em uma conta PF de outra pessoa ?
Outro ponto, não há como gerar um DARF com código de barras ? pois assim eu conseguiria bancar no minha conta PJ

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.