x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 487

Lorena

Lorena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 14 março 2022 | 16:26

Boa tarde,

Anteriormente para encontrar o valor do estoque final para declarar na DEFIS, pegava o valor de estoque anterior, somava com o valor das compras e diminuía o valor das vendas. Mas entendo que esse não é um procedimento correto porque no valor das vendas esta incluído a porcentagem de lucro da empresa.

Agora a empresa fez um inventario físico do que realmente tem na loja, mas o valor declarado na DEFIS esta muito superior ao estoque real, como eu posso fazer essa correção? Posso repetir o valor final de 2020 como estoque inicial e no estoque final de 2022, declarar o correto ?

Desde já agradeço
Lorena

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 14 março 2022 | 17:24

Primeiro verifique qual a metodologia de custo utilizada para levantamento do inventário para verificar se o procedimento foi adequado. Se o inventário está correto, verifique se a contabilidade da empresa foi escriturada de modo coerente com as compras, vendas e com o inventário. Caso o procedimento do escritório esteja correto, mas você ainda encontre muita diferença, converse com seu cliente, pois ele pode estar sujeito a riscos como: multas tributárias por omissão de receitas, ou outros problemas financeiros da falta de gestão de estoque.  

Faço esta recomendação, pois, verificando que o problema não é do escritório, o risco passa a ser do cliente, mas, acho importante nossa transparência para os empresários a cerca destes riscos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.