x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 193

Vale a pena liquidar empréstimo indexado somente pelo IPCA?

Caio Brendo

Caio Brendo

Iniciante DIVISÃO 1, Programador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 16 março 2022 | 14:29

Olá pessoal! 

Entrei em um financiamento estudantil no ano de 2017 onde pagaria metade da mensalidade enquanto estudava e a outra metade depois da formação.
No contrato de financiamento consta que todo ano haverá um reajuste utilizando somente o IPCA.
A divida original restante é de R$ 13.700,00 já a corrigida pelo IPCA R$ 15.000,00, hoje a prestação está em torno de R$ 417,00 e a ultima parcela venda no mês 03 de 2025. Minha duvida é a seguinte, vale a pena quitar esse empréstimo? Ou seria melhor investir esse valor em algum ativo? 

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 21 março 2022 | 14:21

1ª hipótese: Se a inflação Brasileira continuar alta, é interessante quitar este empréstimo e depois de não possuir nenhuma dívida você poderia buscar oportunidades de investimento.

2ª hipótese: Se a inflação Brasileira diminuir drasticamente e ficar controlada, com a taxa selic no atual patamar (Meta de 11,75%), talvez compense investir no tesouro e ganhar no spread.

O problema das respostas acima é o fato de lidarem com cenários futuros e incertos. Esta incerteza torna sua decisão passível de análise de risco na qual você precisa ponderar qual dos riscos você vai topar correr.

Como contador, tendo a ser conservador, e se fosse comigo escolheria pagar a dívida (Pelo fato da mesma ser póx-fixada. Talvez uma pré-fixada eu tomaria outra decisão), mas você precisa tomar esta decisão com base no seu perfil de risco, e analisando o seu cenário atual e possível cenário futuro: empregabilidade, renda, despesas fixas, se possui filhos ou não para escolher o caminho que mais se adeque.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.