x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.580

IRPF - CONTRIBUINTE PENSIONISTA- VIUVO

JEAN RIBEIRO

Jean Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 2 anos Terça-Feira | 22 março 2022 | 19:15


Estou fazendo pela primeira vez a Declaração de IRPF 2022 de uma contribuinte que já é viúva há alguns anos,  e ela está na obrigatoriedade de declarar IRPF pela primeira vez em virtude da pensão do esposo que ela recebe e em razão de outra fonte de renda tributável que ele recebe de um empego  desde o ano passado. Tenho duas perguntas referentes ao preenchimento da ficha de Identificação:

 1- na opção de "Possui cônjuge ou companheiro", eu colocaria a opção ''SIM" ou "NÃO'' ?
Tendo em vista que já viúva faz anos.

2 – qual opção escolher no campo Ocupação principal nas opções: "Natureza da Ocupação" e “Ocupação Principal”? Haja vista que ela recebe pensão por morte e também de trabalho assalariado.

Gostaria muito de uma ajuda dos nobres colegas na resposta das duas perguntas. São detalhes pequenos mas que me  causam duvidas como iniciante. De já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.