x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 542

Empresa com mudança de regime tributário durante o ano, entrega de diário.

guilherme da silva

Guilherme da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 24 março 2022 | 11:01

Tenho uma empresa que era do simples nacional durante o período: janeiro até maio, a partir de junho tornou-se lucro presumido. Minha duvida é o seguinte: 
De janeiro até maio faço o zeramento anual e entrego o diário na junta comercial e a partir de junho faço zeramento trimestral e exporto para ECD ? até então estava fazendo dessa forma, mas quando fui passar na ecd apareceu vários erros, como: " L150 - soma dos saldos finais credores é diferente da soma dos saldos finais deverores...", fiz com outra empresa com o mesmo caso e ocorreu os mesmos erros também, acredito que esteja fazendo algo errado.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 24 março 2022 | 13:51

Acredito que o erro seja pela diferença de periodicidade (Um foi semestral e o outro trimestral). Tente uma das duas situações abaixo:

 - Caso você ainda não tenha transmitido nenhuma das duas, faça zeramento trimestral do período em que se encontrava no simples antes de gerar o arquivo da ECD;

 - Caso você já tenha transmitida a ECD do primeiro semestre, então não recomendo fazer retificação. Neste caso, tente alterar manualmente os registros J150 (e talvez também J100) no PVA da ECD informando no campo de valor inicial o valor correspondente ao saldo do trimestre imediatamente anterior ao início da escrituração que está sendo transmitida.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.