x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 902

MEI - Nota fiscal de devolução

Maurelho

Maurelho

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 29 março 2022 | 13:41

fiz contato com uma empresa e demonstrei interesse em adquirir produtos do mesmo, porem o preposto da empresa sem aviso prévio e sem meu conhecimento passou um solicitação e a proposta foi faturada. No dia seguinte do ocorrido, tomei conhecimento tentei dialogar primeiramente com o preposto que me solicitou uma nota fiscal de devolução, sendo que nao tenho interesse em nehum dos produtos da nota e não recebi os produtos. Conversando com o setor financeiro da empresa, a empresa apenas me aconselhou a não assinar o canhoto de recebimento e devolver os produtos que estaria tudo resolvido. MEI é obrigado a emitir NF de devolução mesmo nao tendo autorizado e nao tendo interesse na aquisição dos produtos? Desde já agradeço!

SARA MENDONÇA

Sara Mendonça

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 29 março 2022 | 16:02

Boa tarde, Maurelho!
Nesse caso pode-se fazer o manifesto da Nota Fiscal, onde tem a opção de informar o "desconhecimento da operação", evento que tem como finalidade possibilitar ao destinatário se manifestar quando houver utilização indevida da sua Inscrição/CNPJ por parte do emitente da NFe, exatamente para evitar fraudes, operações não autorizadas e resguardar sua empresa.

Espero ter ajudado =)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.