x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.968

Aporte de Capital para a Controlada Investir em Imobilizado

Tatiane Oliveira Michalski

Tatiane Oliveira Michalski

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 7 abril 2022 | 10:58

Bom dia Prezados (as)
Espero que se encontrem bem!

Preciso tirar uma dúvida com relação a contabilização de um valor que vou mandar para uma empresa controlada, onde, esse valor será destinado para a compra de uma máquina. A máquina tem custo total de 200K e, 100K será pago pela investidora e os outros 100K pela investida.
Preciso fazer os lançamentos nas duas empresas, uma pela entrada e outra pela saída.

Na investidora: 
D- Investimento Empresa X 100.000,00
C- Banco 100.000,00

Na investida:
D- Banco 100.000,00
C- ??? (não posso contabilizar em empréstimos de sócio porque, esse valor não será devolvido) e também não posso lançar em AFAC pois, não será integralizado no K Social da investida.
Qual a forma mais correta de fazer esses lançamentos visto que, a NF da máquina será no nome da Investida, portanto não posso fazer o pagamento direto para o fornecedor e sim para a empresa em que tenho participação. 

Desde já agradeço!!! 
Abraços.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 7 abril 2022 | 11:25

Ou o empréstimo terá que ser devolvido para a controladora (Neste caso seria empréstimo);
Ou o aumento capital social da controlada precisa ser aprovado pela empresa e registrado na Junta Comercial (Neste caso seria AFAC).

Se a empresa não quiser adotar nenhuma destas hipóteses, a controlada e a controladora podem considerar a operação como doação: Neste caso seria uma despesa para a empresa controladora e uma receita para a empresa controlada (Lembrando que caso esta opção seja adotada, a empresa que recebeu a doação deverá se atentar para a legislação do ITCMD)

Tatiane Oliveira Michalski

Tatiane Oliveira Michalski

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 7 abril 2022 | 11:46

Entendi @DiegoJardimSilva, no caso são só essas duas opções mesmo né?  Eu não posso lançar o credito em uma receita financeira?
A minha dúvida era com relação a isso, se havia outra forma de ser feito! Agradeço pelo rápido e esclarecedor retorno!!

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 7 abril 2022 | 13:38

Eu não lançaria como receita financeira. Aqui no escritório temos o entendimento que receita financeira é uma remuneração de algum investimento, ou seja, caso tenha ocorrido o oposto: A investida auferiu lucro e decidiu encaminhar 100K para a investidora comprar um imobilizado, a investida lançaria como redução de seu Patrimônio Líquido, e a investidora lançaria como receita financeira.

Mas no caso exposto, realmente acredito que se for tratada como receita na investida, seria uma receita de doação (portanto passível de tributação do ITCMD) e na investidora deveria ser lançada como despesa e não como investimento. E talvez seja uma despesa não dedutível do IRPJ/CSLL (é necessário confirmar).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.