x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 123

Alteração de ME para MEI de Empresa aberta há poucos meses?

Mateus Utz Altmann

Mateus Utz Altmann

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 2 anos Quarta-Feira | 27 abril 2022 | 08:08

Olá à todos! 

Preciso de ajuda para com uma alteração de ME para MEI de uma empresa que foi aberta há pouco tempo. Há exatos 5 meses abri um empresa ME e a operação não se deu conforme pretendida. Gostaria de saber como fazer essa alteração (os devidos passos a tomar) e se há algum ponto de atenção dado ao pouco tempo de abertura da empresa. Nesse período ela não teve nenhum histórico, sem funcionários, sem lançamentos de notas, nada... Até por isso a razão de reduzir para MEI.

Solicitei a minha contadora a alteração e me passaram um orçamento de mil reais pra fazer a mudança... Achei muito caro, ainda mais que dei uma olhada nas taxas da junta comercial e vi que uma alteração contratual mal chega a oitenta reais. 

Gostaria da ajuda do fórum para poder conduzir por conta própria a alteração. Podem me auxiliar?
Agradeço muito desde já pelo apoio!

Lana

Lana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 28 abril 2022 | 14:22

Boa tarde.
Sua contadora não te informou que o prazo para solicitação de opção de alteração de regime, inclusive SIMEI se encerrou em 31/01?
A troca de regime (opção simples nacional e MEI) , só pode ser feita até o dia 31/01 de cada ano.
Como profissional desconheço qualquer alteração de empresa pra esses dois regime fora do prazo estipulado.

Mateus Utz Altmann

Mateus Utz Altmann

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 2 anos Sexta-Feira | 29 abril 2022 | 11:04

Caramba... Ela não comentou absolutamente nada sobre datas ou prazos. Muito obrigado, Lana, pela informação!
Mas e quando o prazo se abrir novamente, no início do próximo ano, vc conseguiria me ajudar com as dúvidas iniciais de como proceder com a alteração?

Lana

Lana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 2 maio 2022 | 09:47

O prazo se inicia em janeiro de cada ano, e vai até dia 31 do mês (Janeiro). Esse ano de 2022 que tivemos uma mudança, onde foi possível fazer a opção ate dia 31 de janeiro, e regularizar os débitos até dia 31/03, devido a pandemia.
Creio eu que em 2023 voltará a ser como sempre foi.
Basta acessar o portal do SIMEI, com certificado ou código de acesso, e solicitar a opção pelo enquadramento do regime pretendido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.