x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 50.925

Como lançar no centro de custo

Millena Crevelaro

Millena Crevelaro

Bronze DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 14 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 15:22

Boa tarde!

Estamos elaborando o centro de custos da minha empresa, onde basicamente cada departamento foi determinado como um cc.
Nosso sistema suporta além de destinar o centro de custo, apontar também o item de conta, onde posso dizer de forma analítica exatamente para que máquina por ex. esse custo está sendo destinado.

A minha dúvida é a seguinte:

Como deve ser feito os lançamentos para cada cc. ?

Por ex. na entrada da NF, o cc pode ser diverso, qq máquina da fábrica. Devo lançar nessa conta geral, e na saída, no momento da requisição destinar novamente, com o cc mais analítico, que diz exatamente onde esse material será empregado?

E o material de escritório? Devo fazer um rateio, mas inicialmente em que conta, como sugestão, poderia destiná-lo ?

Existe alguma relação de lançamentos para itens que fazem parte do estoque, e itens que já entram diretamente como despesa?

Resumindo, gostaria de saber de forma geral, como fazer lançamentos de centro de custos.

Obrigado

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 14 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 16:30

Boa Tarde, Srta. MILLENA.

Criados os Centros de Custos, todas as despesas devem ser apropriadas conforme a estrutua administrativa da organização.

Assim sendo:

1) Entrada de mercadorias (NF) de ESTOQUE DE MATERIAIS: Pela entrada registrar na conta de Estoques. Sendo requisitados, despesar diretamente aos centros de custos em que o material for consumido.

2) Despesas diretas (de viagens, manutenção, conservação, etc.): Devem ser apropriadas diretamente aos centros de custos geradores e ou responsáveis por essas despesas/custos.

3) Entrada de ESTOQUE de material de expediente: Pela entrada registrar na conta de Estoques de Material de Expediente. Sendo requisitados, despesar diretamente aos centros de custos em que o material for consumido; no entanto se não tiver esta conta, então pela entrada dos materiais ratear diretamente aos centros de custos consumidores (este procedimento também pode ser feito ao final de cada mês).

4) A partir da implantação dos Centros de Custos, toda e qualquer despesas deve ser destinada imediatamente ao centro correspondente.

5) As imobilizações serão levadas aos centros de custo através das depreciações mensais aos centros de absorção.

NOTA: Veja no meu blog, matéria que trata do um MODELO DE GERENCIAMENTO EMPRESARIAL - Ferramentas (Blog: ronaldovtrapp.blogspot.com), editada em 15/09/2009 que irá contribuir em um melhor entendiento dessa matéria.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 16:42

Boa Tarde, Paulo e Fábio.

1) O que é um Centro de Custo. É uma unidade administrativa (que também pode ser um Departamento) para a Contabilidade de Custos, representada por pessoas e máquinas, em que se desenvolvem atividades homogêneas (semelhantes). Para se caracterizar um centro de Custo este precisa: a) ter uma estrutura de custos homogênea; b) estar concentrado num único local; e c) oferecer condições de coleta de dados de custos. (Fonte: livro Contabilidade de Custos, 9ª edição, Eliseu Martins, Ed. Atlas. Veja capítulos 6.2 e 6.3 pg. 65 a 67)

2) A estrutura para formação de Centros de Custos numa empresa deve estar em consonância com a estrutura organizacional da entidade (organograma).

3) Via de regra, os centros de custos são definidos em: Administrativos, Comerciais e Produtivos.

4) Os centros de custos devem estar diretamente relacionados com a apuração de custos dos produtos e serviços (contabilidade de custos); logo a conta ESTOQUES no Ativo Circulante não é passível de centro de custo. Os centros de custos estão diretamente relacionados com a apuração dos custos dos produtos/serviços no DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício).

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Fabio alves camara de souza

Fabio Alves Camara de Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 15:56

Em relação ao centro de custo comentado:

Minha dúvida é a seguinte:


Em um grupo economico com varias empresas, qual a possibilidade de controlar o estoque numa unica empresa e alocar por centro de custo para as outras empreas requisitantes?


Alguem pode me ajudar neste sentido?

Obrigado.

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 15:25

Boa Tarde, Fabio Alves Camara De Souza.

Não é possível dentro de um Grupo Econômico haver uma única conta de Estoques para todas empresas, pois cada empresa deverá possuir sua própria conta de Estoques.

Veja que se houver a centralização da conta Estoques numa única empresa, cada vez que ocorrer uma requisição terá de haver emissão de NF de venda para a outra empresa, gerando assim um receita para a empresa centralizadora sujeitando-se à incidência de ICMS, PIS, COFINS, bem como sobre o lucro embutido incidirá IR/CSLL.

Observe que vc terá mais custos tributários desnecessários e que encarrecem o custo final do seu produto.

Ainda, administrativamente falando, a sua administração é passível de estar centralizada em função para gerar maior sinergia e melhor preço junto aos fornecedores, conseguindo com isto ganhos financeiros e melhor custo final embutido para definição do preço de venda do seu produto junto aos seus clientes e mercado. Esta sim, é um técnica recomendável e legal.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 19:20

Boa tarde,

A resposta do Colega Ronaldo está perfeita, mas gostaria de expor algumas questões que podem também lhe ajudar a entender.
A questão advêm de duas situações: a competência federal e a competência estadual. A contabilização do estoque na empresa lucro real é ou pode ser centralizada, ou seja, você tem apenas um estoque para todas as unidades. No entanto, a nível estadual é descentralizado, ou seja, cada estabelecimento deverá ter seu estoque e emitir suas notas fiscais. Portanto, é passível, em um grupo de empresas integrado, uma única base de dados do estoque com centro de custo em cada entrada de mercadoria, sendo que nestes casos o software terá restrições de movimentação do estoque da empresa A por B e vice-versa. Terá finalidade apenas de consulta e análise de dados. Esse tipo de controle só deverá ser feito com software bastante sólido e pessoal qualificado para evitar falhas, pois toda a escrituração fiscal continua sendo por estabelecimento.

atenc.

Fabio alves camara de souza

Fabio Alves Camara de Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 19:33

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal,


Mas o estoque comentado, só para finalizar sao de material de consumo e expediente, nao realiza vendas, minha dúvida era apenas o seguinte, a possibilidade de controlar o estoque numa empresa X e utilizar a distribuição dos custos de acordo com o centro de custo.


Se existe esta possibilidade sem maiores custos tributários.

Fabio alves camara de souza

Fabio Alves Camara de Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2012 | 16:34

Francisco Avelino,


Como eu faria para lançar nas notas fiscais nas empresas x sendo que a nota fiscal esta lançado numa unica empresa?


O centro de custo funcionaria como ? lançar notas fiscais em cada empresa? ou lançar nota fiscal numa unica empresa e utilizar centro de custo para distribuição dos custos para as empresas.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2012 | 17:52

boa tarde,
No cadastro da empresa você já informa o centro de custo(ex.Filial Goiania) e então, quando der entrada em mercadorias selecionando esta filial, automaticamente irá para este centro de custo. Dessa forma você terá um cadastro único, mas as mercadorias ficam vinculadas a esta filial impossibilitando a movimentação das mesmas por outra unidade.
A entrada de mercadoria deve ocorrer em cada estabelecimento e deve haver separação fisica do estoque.
No caso de notas de despesas você deve estabelecer critérios de rateio.

Exemplo: despesas com propaganda para 3 empresas em cidades diferentes, mas cuja propaganda envolve as 3, mas foi paga somente em uma:
no contabil
D-Despesas com propaganda
C-caixa 10.000,00

centros de custos
Filial goiania-33,34% - 3334,00
Filial Cristalina - 33,33 - 3333,00
Filial Brasilia - 33,33 -3333,00

Dessa forma você poderá gerar balancetes e DREs por centro de custo.
Obviamente você tem que estruturar um plano de contas de centros de custos, pois você pode querer, por exemplo, criar subníveis dentro de cada centro de custo.

Espero ter ajudado.

Jorgi santos

Jorgi Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 17 abril 2012 | 13:48

Srs. Poderia tirar uma duvida, sou estudante de ciencias contabeis e gostaria muito de me interar deste assunto:


As despesas de alguns centros de custos passiveis de rateio(PCP,ALMOXARIFADO,PRODUÇão) onde elas são alocadas? visto que não posso agrega-las diretamente ao produto,ou estas devem ser também rateadas?

e as demais despesas alocadas nos centros de custos administrativos, contabilmente/Sistema de que forma elas são enviadas diretamente ao resultado?


grata

Rosangela Aparecida Boter Benalia

Rosangela Aparecida Boter Benalia

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 31 julho 2012 | 14:28

Ronaldo!!
Boa tarde...

Dentro do que você respondeu não consegui achar uma resposta para o meu caso será que poderia me ajudar?
Tenho um empresa que recebe doações para projeto, portanto cada projeto eu abri um centro de custo para ter noção do quanto se gastava. o Problema está que em dois projetos as doações foram feitas no banco A, mas em determinado tempo a empresa precisou efetuar pagamento e não tinha talão de cheques do Bco A e pagou com saldo do Banco B, que não tinha nenhum valor desses 2 projetos. Agora tenho saldo dentro do centro de custo do Banco A "D " e no banco B tenho saldo " C ", como posso transferir esse saldo do A para o B sem mexer no saldo bancário, uma vez que o Banco A foi teve sua conta encerrada.
Deu para entender? rs
Gta

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.