x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 140

IRPF 2022 - Recebimento de ajuda de custo oriundo de outro país por cônjuge

Daniela Sborz

Daniela Sborz

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 5 maio 2022 | 21:00

Boa noite,

Tenho um caso de uma pessoa que mora em Cingupura e já fez a saída definitiva do Brasil, morando a anos fora e fazendo todas as declarações e recolhimentos de impostos devidos em Cingupura (conforme legislação de lá).
Obs: A mulher dele reside aqui no Brasil e faz o Imposto de Renda aqui.

Minha questão seria a seguinte:
Este cliente envia à esposa todo mês um valor específico para ajuda de custo. A esposa utiliza parte desse valor para fazer investimentos em ações e fundos em nome dela. Alguém saberia me dizer se como eles são casados aqui no Brasil com regime de comunhão parcial de bens e indicando o CPF dele na declaração dela como cônjuge precisamos fazer alguma situação específica de detalhamento como rendimentos recebidos do exterior na declaração dela?
Porque o patrimônio no CPF dela acaba crescendo e ela não teria rendimento suficiente para cobrir, pois o rendimento seria vindo do marido dela que mora em outro país. Alguém saberia me informar que tipo de procedimento devemos adotar? Ou se não é necessário...

Grata pela atenção!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.