x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 170

Fechamento de empresa.

Manoel Luiz de Andrade

Manoel Luiz de Andrade

Iniciante DIVISÃO 2, Açougueiro
há 2 anos Terça-Feira | 10 maio 2022 | 13:17

Ola.
Tenho uma empresa sociedade Ltda aberta em 2008 que nunca foi utilizada, nunca foi entregue sua obrigações. Hoje ela encontra - se inativa.
- Gostaria de Saber, se consigo fechar ela com esses débitos?
 
- se eu encerrar ela sem quitar os débitos, consigo abrir uma MEI?

- Se eu encerrar ela com os débitos, esses débitos vão para os CPF dos Sócios, divididos de acordo com suas cotas?

- Consigo encerrar e depois parcelar esses débitos?

Denise Almeida

Denise Almeida

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 10 maio 2022 | 13:51

As empresas, mesmo com dívidas de tributos, podem ser baixadas. Com o cadastro sincronizado, não é mais necessário ir de órgão em órgão pagar o que está em aberto. As empresas, também, foram dispensadas de apresentar nas juntas comerciais certidões negativas de débitos tributários, previdenciários e trabalhistas para efetuar o fechamento.Com isso, elas passaram a pedir a baixa de seus registros e inscrições imediatamente após o encerramento das suas operações.Os débitos, se tiverem, são transferidos para o CPF do dono ou dos sócios das empresas. A pessoa física passa a ser responsável pelos débitos junto à Receita Federal que, em caso de inadimplência, pode acionar a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional ou as procuradorias de cada órgão, para recebê-los. E é importante saber que todos os tributos podem ser parcelados e não prescrevem.O problema são os débitos estaduais. Se você é sócio de uma sociedade empresarial, registrada na Junta Comercial, os tributos estaduais devem ser pagos ou parcelados, antes da baixa. Essa é uma exigência da Junta Comercial de Minas Gerais e de alguns outros estados, que obrigam o pagamento ou o parcelamento dos tributos antes do deferimento da baixa, o que é arbitrário.No caso, você tem duas opções: parcelar, efetuar os pagamentos e baixar a sua empresa, ou entrar na Justiça, o que onera bastante o seu processo, já que terá que contratar um advogado, além de ser demorado. E como não existe prescrição de tributos, isso vai lhe assombrar pelo resto da vida.
Após a regularização  pode esta abrindo uma nova empresa ou ate mesmo um MEI.

Atenciosamente

Denise Almeida
[email protected]
WhatsApp

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.