x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 29

acessos 15.537

SPED Contábil

Cláudia Araújo

Cláudia Araújo

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 18:39

Estamos com a seguinte situação:

Temos uma empresa que assumimos a contabilidade em 01/07/2009, isto é, o 1º semestre é de responsabilidade de outra contabilidade. Minha dúvida é como irei entregar 2 arquivos, visto que a contabilidade anterior gerou o arquivo do 1º semestre e nos enviou e por conseguinte nos geramos através do nosso sistema o 2º semestre e ambos foram importados no PVA? Posso entregar 2 livros, ou seja, fazer duas entregas com 2 hashs diferentes?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 20:08

Boa noite Claudia,

Imagine a mesma situação em uma empresa que não esteja obrigada a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD) , o que seria feito?

O Contador responsável pela contabilidade iria lhe entregar os livros fiscais e contábeis (inclusive o Diário - é claro) devidamente escriturados até 30/06/2009, encadernados e Registrados na Junta Comercial, certo? Você, como responsável pela referida contabilidade a partir de 01/07/2009 iria escriturar novos livros fiscais e contábeis atribuindo-lhes continuidade numérica a já existente, encaderná-los e (também) registrá-los na Junta Comercial.

O raciocínio e as regras são as mesmas.

Ele (o contador que a antecedeu) deve entregar os Livros Fiscais e os contábeis devidamente escriturados e registrados até 30/06/2009, ou seja, ele deve entregar também o ECD, assinar digitalmente o Livro Diário juntamente com o responsável pela empresa e lhe entregar o arquivo e os comprovantes da autenticação na Junta Comercial.

Você fará a escrituração contábil Digital pelo período de 01/07/2009 a 31/12/2009 e também entregará o Sped Contábil deste período devidamente assinado para registro na Junta.

Você não deve (nem pode) responsabilizar-se pela contabilidade elaborada em período cuja responsabilidade não era sua, logo, não poderá assinar o Sped Contábil deste período (01/01/2009 a 30/06/2009.

...


Edinaldo Ressude Santos

Edinaldo Ressude Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 15:53

Pessoal,

Boa tarde, estou com um problema na validação dos arquivos do SPED de alguns clientes. O acontece é que sou de são paulo, e meu sistema tem a informação de um cliente que é do ES Espirito Santo cadastrado por exemplo, e por sua ver o NIRE da junta comercial do ES. So que quando vou validar ele da a mensagem que a UF não coincide com o NIRE informado. lembrando que o cadastro do cliente no sistema esta conferido e validado.

Alguem pode me dizer como corrigo este erro ?

Obrigado.

Marcos Ferraz

Marcos Ferraz

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 10:59

Prezados colegas,

Validei e transmiti o SPED Contábil e agora estou esperando a JUCESP providenciar a devida "autenticação". Contudo, devo entrar em contato com a Junta para informar que as informações já se encontram na base de dados do SPED, ou só devo aguardar? Alguém já conseguiu a autenticação?

Só para confirmar: Uma vez que tenho tudo em ordem, ou seja, SPED validado, transmitido e autenticado pela JUCESP e disponível para consulta não preciso imprimir o livro diário, não é mesmo?

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 13:50

Boa tarde!

Estou com uma dúvida...
Devido a um problema no programa da contabilidade não consegui transmitir o arquivo digital com fechamento trimestral (o que seria o correto) transmiti com fechamento anual, para não pagar a multa de R$ 5.000,00. A empresa mantenedora do programa contábil, corrigiu e disse para retransmitir. Alguém sabe qual é o procedimento correto para retificação do SPED COntábil?

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
Viviane Cardoso Borges da Silva

Viviane Cardoso Borges da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 09:47

Boa tarde,

Transmiti o SPED Contábil em 29/06/2010, agora estou tentanto acompanhar a situação da autenticação da JUCESP através do sistema do SPED mesmo, mas não consigo, aparece a mensagem "ocorreu um erro inesperado no sistema". Alguém sabe me dizer o que pode estar errado.

Desde já agradeço.

Marcia Barbosa

Marcia Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 20:30

Caro Saulo Heusi e amigos do Forum

Transmiti o Sped Contabil dentro do prazo, o qual foi autenticado pela Junta Comercial do meu estado. Diante disso, ao visualizar no programa SPED a escrituração, observei que não foram levadas algumas contas de despesas para o DRE, alterando, portanto, o valor do resultado do exercicio. Mas ao visualizar o relatorio gerado pelo SPED, verifiquei que as contas faltantes no DRE, estavam devidamente escrituradas no Diario e Razao. Estou confusa com essa situação... Aconteceu algo parecido com algum de voces??

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 21:32

Boa noite Marcia,

Se você efetuou registros contábeis nestas contas, naturalmente serão consideradas na ECD e constarão do Livro Diário Digital.

A Demonstração de Resultados deve ser enviadas (opcionalmente) via arquivo txt.

...

Marcia Barbosa

Marcia Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2010 | 10:36

Sim Saulo... A minha preocupação é se o resultado da DRE que está gerada no SPED que pode ser visualizada no programa, e que difere do Resultado do Exercio apurado, mesmo estando as despesas faltantes neste relatorio, devidamente escrituradas no Livro Diario Digital, pode me gerar algum problema ... O que isso poderá me acarretar?

Se alguem de voces, puderem de alguma forma me informar a respeito, eu sinceramente agradeço muito.

CRISTIANE LANTIN

Cristiane Lantin

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2010 | 14:19

Alguém já conseguiu a autenticação do Livro Diário na Jucesp, transmitido pelo sped contábil??

Venho acessando diariamente o site do sped, no ícone status de recebimento e o mesmo diz que: "O livro digital foi recebido pelo Sped Contábil, porém ainda não foi encaminhado para a Junta Comercial. Cabe à Junta Comercial buscar as informações no sítio do Sped para autenticar o livro. Somente a Jucemg desenvolveu aplicativo que permitiu a automatização do procedimento"

Fiz diversas ligações para a Jucesp, e ninguém soube me responder.

Desde já agradeço a ajuda

VALDES SILVA

Valdes Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 10:12

Olá Pessoal,
Faço a Contabilidade de algumas empresas que são Lucro Real anual com antecipação mensal. Eu vinha fazendo balanços mensais para apuração do IRPJ e CSLL. Quando fui gerar o arquivo do SPED nãop consegui validar e o analista do meu sistema me falou que eu deveria fazer apenas uma apuração em 31/12 e assim o fiz. Isso é Correto?

Outra coisa, quando vou imprimir o livro diário no programa do SPED, ele imprime apenas a pagina corrente (a que aparace na tela). Como faço para imprimir o livro integralmente?

Desde já agradeço.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 08:08

Bom dia Valdes,

Se estivermos falando em Lucro Real por Estimativa, o analista de seu sistema está certo em sua afirmação, pois a despeito de contrariar a regra de adicionar ao Livro Diário cada Balanço levantado com vistas a reduzir ou suspender o IRPJ e a CSLL, na ECD o fechamento deverá ser único e anual.

A visualização do Livro Diário na ECD se dá individualizada por página. Vale dizer que não há como imprimir o livro de uma única vez.

...

VALDES SILVA

Valdes Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 15:41

Olá Saulo,
Obrigado pela atenção.

Fico feliz de não ter feito a coisa errada, com relação aos balanços. Já com relação à impressão do Diário, se quisermos imprimir e encadernar, vai ficar meio trabalhoso mas, fazer o que?!

Boa tarde pra você e bom feriado da independência.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 17:29

Boa tarde Valdes,

Conforme lhe disse na resposta dada à seu questionamento primeiro; " a despeito de contrariar a regra de adicionar ao Livro Diário cada Balanço levantado com vistas a reduzir ou suspender o IRPJ e a CSLL, na ECD o fechamento deverá ser único e anual."

Vale dizer (repito) que na ECD o fechamento deverá ser unico e anual. Entretanto, nada o impede de enviar as Demonstrações Contábeis em arquivos *txt

...



Valeria Paula Rodrigues

Valeria Paula Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2, Chefe Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 12:41

Olá

Queridos me ajudem, porque não consigo visualizar o Balanço e nem o DRE no sped ?, mas vejo o diario, as opções aparecem assim:Balanço Patrimonial (Não existe na escrituração) o mesmo com o DRE , me ajudem por favor!

Obrigada

Valeria Paula Rodrigues

ALICE DRECKSLER

Alice Drecksler

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 09:19

Bom Dia!

Conforme a 1ª resposta deste tópico, do Sr Saulo Hausi, estou providenciando o fechamento de um balanço ref a uma empresa, do Lucro Real, que foi vendida em 30/11/2010. Fechei o Balanço em 30/11/2010. A minha dúvida é, qual o prazo para enviar este arquivo pelo Sped Contábil? Deve ser agora, no início de dezembro? E o próximo contador que assumir a empresa se responsabiliza por este único mês (dezembro) para enviar o arquivo no até 30/06/2011?

Agradeço a atenção.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Domingo | 19 dezembro 2010 | 18:15

Boa tarde, Alice Drecksler


Conforme a 1ª resposta deste tópico, do Sr Saulo Hausi, estou providenciando o fechamento de um balanço ref a uma empresa, do Lucro Real, que foi vendida em 30/11/2010. Fechei o Balanço em 30/11/2010. A minha dúvida é, qual o prazo para enviar este arquivo pelo Sped Contábil? Deve ser agora, no início de dezembro? E o próximo contador que assumir a empresa se responsabiliza por este único mês (dezembro) para enviar o arquivo no até 30/06/2011?
(grifos meus)

Se a empresa após vendida (no sentido de todos os sócios alienarem suas cotas a terceiros) continuasse sob a responsabilidade técnica do mesmo contabilista o prazo de entrega do sped contábil seria o mesmo de sempre (até 30/06 do ano subsequente) porque a empresa continuaria a mesma, sendo modificado apenas o quadro societário.

Como não está bem claro o tipo de venda ocorrido, é necessário citar que quando ocorrer "extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação a ECD deverá ser entregue pelas pessoas jurídicas extintas, cindidas, fusionadas, incorporadas e incorporadoras até o último dia útil do mês subseqüente ao do evento", conforme dispõe o §1º do Art. 5º da IN RFB 787/2007.

Todavia, visto que o assunto abrange a responsabilidade técnica do contabilista, é importante atentarmos que como de acordo com os Arts. 1.177 e 1.178 o contador tem responsabilidade solidária pelos atos da administração da empresa, o bom-senso exige que os livros sejam autenticados assim que a escrituração for transferida a outro profissional, pois um livro mercantil não autenticado não possui valor legal.

Conclusão: deve ser imediatemente autenticado o livro diário preenchido até a data em que foi encerrada sua responsabilidade pela escrituração.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Domingo | 19 dezembro 2010 | 18:57

Boa tarde, Carlos Alexandre da Silva


Assumimos a contabilidade de uma empresa a partir de Setembro de 2010. O contador antigo nos enviou apenas alguns documentos. No caso da entrega do SPED como faremos? Somente a partir de Setembro e o outro contador faz dos outros meses?

A opinião que passei para Alice Drecksler perfeitamente se estende à sua dúvida.

Considerando que o relacionamento entre contabilista e empresa se inicia na data prevista no contrato de prestação de serviços, e também que um contabilista responsável só pode dar prosseguimento a serviços viáveis e legalmente permitidos, a "documentação em dia" entregue pelo profissional anterior é o ponto de partida dos negócios de modo que seja possível dividir as responsabilidades do escritório anterior daquelas de seu escritório.

Portanto, como apenas "alguns documentos" são insuficientes para comprovar que o contabilista anterior cuidou de tudo com zelo e responsabilidade, você tem razão em autenticar a escrituração contábil digital somente a partir de 09/2010, sendo oportuno citar que fica sob sua incumbência comunicar (preferencialmente por escrito e protocolado) ao seu novo cliente a documentação que falta (inclusive o livro diário autenticado) para então poder começar a trabalhar, e caso necessário for, tal fato também deve ser denunciado ao CRC de sua região; convém procurar a delegacia de sua cidade para se informar do processo de "transferência de responsabilidade técnica".


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
CRISTIANE DA SILVA

Cristiane da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 16:57

Boa tarde!!!

Estou tentando arrumar algumas advertencia mas não consigo, e percebi que essas advertencias se refere ao 4º trimestre, os erros são os J150 E J100, já tentei de tudo, mas não consigo, algum pode me ajudar?

Desde já agradeço!!!

Att. Cristiane

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 19:33

Boa noite, Cristiane da Silva


Como este tópico já tem mais de 1 ano e meio e já possuímos uma sala adequada para este assunto, a de "Tecnologia Contábil", recomendo-lhe buscar estas informações por lá.


Saudações

PS: A todos informo que visto que este tópico perdeu suas funções nesta sala ele será fechado.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.