x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.466

duvidas em lançamentos com os cfops 1102 e 1403

Fabiane Cristina Saloio

Fabiane Cristina Saloio

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 2 junho 2022 | 08:52

Bom dia !
Preciso de uma ajuda se estou lançamento corretamente  os CFOPs 1102/2102 e 1403.
CFOPs 1102/2102 estou lançando como D- Estoque / C- Fornecedor
CFOP 1403 estou lançando D- conta de custos na despesa /C - fornecedor
Gostaria de saber se meus lançamentos estão corretos.
Desde já agradeço a atenção.

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 2 junho 2022 | 09:43

Bom dia, Fabiane
Os CFOPs de entrada são utilizados de acordo com a finalidade da mercadoria adquirida. No seu caso, todos os CFOP`s de entrada que você está utilizado se referem a compra de mercadoria para revenda, então todos eles deveriam ser lançados contabilmente como: D- Estoque / C- Fornecedor, a não ser que a destinação de tais produtos seja outra, pois nesse caso teria que alterar o CFOP de entrada de acordo com a necessidade.

 CFOP 1102 - Compra para comercialização 
CFOP 2102 - Compra para comercialização
CFOP 1403 - Compra para comercialização em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 2 junho 2022 | 11:33

Concordo com o Thiago em relação a classificação contábil. Ambos os CFOP's (1102 e 1403) precisam ser contabilizados como estoque. Faço apenas uma complementação: Caso a empresa apure o ICMS pelo RPA (Regime Periódico de Apuração), será necessário configurar seu sistema para reconhecer o crédito de ICMS nas aquisições lançadas no fiscal como 1102.

Fabiane Cristina Saloio

Fabiane Cristina Saloio

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 2 junho 2022 | 11:55

Obrigada Thiago e Diego, continuando meu questionamento,  a empresa tem um grupo de estoque desmembrado nas contas : Mercadorias para revenda - Trib ICMS   e Mercadoria para Revenda - ICMS Antecipado. O CFOP 1403  eu contabilizo na conta com ICMS Antecipado ?
Desde já agradeço muito a atenção de vocês

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.