x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 328

Como emitir nota fiscal para serviço prestado a empresa estrangeira?

João G.

João G.

Iniciante DIVISÃO 3, Designer
há 2 anos Sexta-Feira | 3 junho 2022 | 15:40

Prestei serviços para uma empresa de Londres de março até agora em junho, e o conceito de nota fiscal (até onde eu sei) só existe no brasil, no exterior eles chamam de "fatura de pagamento", conhecida como "invoice", que nada mais é do que um demonstrativo em pdf indicando o serviço prestado, o valor e os dados para recebimento do referido valor. Porém, como estou no brasil, imagino que preciso emitir uma nota para registro e fiscalização, mas também para comprovação de renda do MEI. Moro em Florianópolis e no sistema de NF da prefeitura daqui não há nenhuma opção que me permita sinalizar que o serviço prestado foi para empresa no exterior, isto é, há um campo obrigatório no qual eu devo informar o CNPJ do tomador do serviço e, obviamente, empresas no exterior não têm CNPJ já que não são brasileiras.

Como eu devo proceder? Posso emitir uma nota e indicar o meu próprio CNPJ como prestador? Há algum software por meio do qual eu tenha o recurso de "avisar" a Receita que tal serviço não foi prestado para uma empresa brasileira? Posso talvez ter perguntado algo óbvio ou sem sentido, mas é que não sou do ramo de contabilidade, então tenho bastante dificuldade no geral com essas burocracias.

Aguardo, obrigado!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.