x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 116

DIFERENÇA NOS SALDOS DE IMPLANTAÇÃO

Nathana k. Gomes de Araujo

Nathana K. Gomes de Araujo

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 3 junho 2022 | 16:26

Boa tarde.


Estou no processo de encerramento do balanço patrimonial competência 2021 da empresa em que trabalho, entretanto, ao faze-lo o sistema apontou uma diferença nos saldos. Detectamos que essa diferença estava nos saldos de implantação. Contextualizando melhor, nossa contabilidade era externa e ao no final do 2º trimestre de 2021, implantamos um setor de Contabilidade dentro da empresa. Para dar prosseguimento, implantamos os saldos enviados pelo escritório de contabilidade. Todos os lançamentos de ativo e passivo estão de acordo do o ultimo balancete enviado, mas a diferença persiste. O total de débitos é maior que o total de créditos. Acreditamos que essa diferença esteja ligada diretamente ao encerramento por conta do prejuízo apurado nos dois primeiros trimestres do ano, afinal, se diminuirmos o prejuízo a diferença passa a não existir, certo?. O escritório, responsável pelos saldos iniciais, não sabe nos dizer o motivo da diferença, não sabemos, também, de que forma o encerramento feito por eles se deu (O que também nos causa grandes duvidas, pois o processo de encerramento, como sabemos, se dá pelo próprio sistema, não havendo possibilidade de um balanço não fechar o total de débitos e créditos). Nós não podemos, também, alterar os saldos enviados por eles. Enfim...o meu raciocínio esta fazendo sentido com o problema que expus? Alguém já passou por situação semelhante? Qual procedimento adotaram?

Desculpem o texto longo, pesquisei na comunidade, mas não encontrei problema semelhante ao meu, por esse motivo precisei detalha-lo para que me fizesse entender. 

Desde já agradeço.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 6 junho 2022 | 11:59

Se eu entendi direito, o próprio balanço encerrado pelo antigo contador estava com diferença de total do ativo para o total do passivo correto? Se for este o caso, recomendo que o antigo profissional resolva esta situação. Também recomendo que verifique se sua empresa está obrigada a entregar a ECD, e caso esteja obrigada, verificar se esta obrigação acessória foi cumprida, pois, pelo que me lembro, não é possível transmitir com diferença dos ativos e passivos no balanço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.