x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 261

Migração de MEI para ME, continuando em endereço residencial

Carica Chaves

Carica Chaves

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 2 anos Segunda-Feira | 11 julho 2022 | 17:01

Ola tudo bem pessoal, já já vou atingir os 81 mil (é muito pouco, com esse faturamento fica inviável um ponto comercial), então segue minhas duvidas.

Premissas

- Trabalho com Impressão 3D, faço peças decorativas (ex. Vasos decorativos)
- Sou MEI
- Acredito que daqui a uns 3 a 4 meses atinja o limite de 81mil de faturamento no ano.
- Atualmente moro em Porto Real - RJ (interior do RJ), pretendo me mudar para Taubaté - SP, antes de ser obrigado a virar ME (entendo que SP é melhor para empreender)
- Só vendo pela internet, nos principais marketing place (ex. Shopee, Mercado Livre, MagaLu)
- Minhas peças tem preço médio de R$40,00.
- Uso 1 cômodo do meu apartamento para a atividade, ao migrar de MEI para ME pretendo continuar exercendo as atividades em endereço residencial.

 Questionamentos:

1- Tenho que continuar como comercio, não poderia ser enquadrado como industria, pois isso provavelmente não permitiria que eu continuasse em endereço comercial.

Possíveis soluções:

- Usar o CNAE de artesão (usado por quem faz comida ou semijoias)
- Usar filamento (minha matéria prima) como nota de entrada.
- Usar o CFOP 5101 para dentro do estado e 6101 para fora do estado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.