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Contabilidade de Igrejas

Elso Rodrigues da Silva

Elso Rodrigues da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 14 anos Terça-Feira | 15 junho 2010 | 10:30

Bom dia!

Gostaria de receber orientações sobre como iniciar a contabilidade de uma igreja. Em nosso caso, já temos Estatuto registrado e cnpj, e, já começamos receber as contribuições, ofertas, dízimos, etc. E, também já temos despesas à contabilizar. Se possível, enviem-me modelos de formulários para os devidos lançamentos iniciais. Muito obrigado.

Elso Rodrigues da Silva

Elso Rodrigues da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 17:55

Caros amigos,


Meus agradecimentos a vocês que gentilmente responderam minhas primeiras dúvidas. Vossas sugestões ajudaram muitíssimo. Graças à Deus que ainda existem tantas pessoas maravilhosas como vocês. Um abraço Aline, Marco e Ricardo. Fiquem com Deus.

SONIA MELO

Sonia Melo

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Domingo | 20 junho 2010 | 10:39

Bom dia,

Gostaria de parabenizá-los por este forum. Lendo as respostas anteriores já esclareci muitas dúvidas.

Neste momento gostaria de um esclarecimento. Sou tesoureira de uma igreja local e compramos 04 centrais de ar condicionado para pagamento em 10 parcelas, a compra foi realizada em nov/2009 sendo a NF emitida em meu nome com uma observação de doação para a Igreja, pois a loja não financiava para PJ.

Como contabilizar essa aquisição?

Por favor, dependo desta resposta para finalizar a DIPJ.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 16:08

Boa tarde, Sônia


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Sou tesoureira de uma igreja local e compramos 04 centrais de ar condicionado para pagamento em 10 parcelas, a compra foi realizada em nov/2009 sendo a NF emitida em meu nome com uma observação de doação para a Igreja, pois a loja não financiava para PJ.

Como contabilizar essa aquisição?

Embora tardiamente, e levando em conta que de acordo com as determinações da IN RFB 1051/2010 o prazo para entrega da DIPJ foi prorrogado para 30/07/2010, mesmo que a declaração já tenha sido entregue, tentarei adiante esclarecê-la sobre este assunto, apesar da falta de detalhes mais específicos:

1 - Se foi apenas uma pura e simples doação;
2 - Se o seu cartão pessoal foi apenas "emprestado" para a igreja para você ir sendo ressarcida periodicamente.



Contabilização:

1 - No caso de doação:

1.a) Na recepção dos aparelhos:
D) Imobilizado - Condicionadores de ar
C)Doações e Subvenções (Patrimônio Social)
R$ Valor da Nota Fiscal

2 - No caso de a igreja restituir as despesas à titular do cartão:

2.a) Na recepção do bem com base em um contrato particular da entidade, representada pela direção, com a titular do cartão com a nota fiscal fazendo parte do instrumento:
D) Imobilizado - Condicionadores de ar
C) Fulana de Tal (Passivo Circulante - Grupo de "Outras Obrigações")
R$ Valor da Nota Fiscal

2.b) No ressarcimento das despesas à titular do cartão:
D) Fulana de Tal
C) Caixa ou Bancos
R$ Valor da parcela

Fontes:
Res. CFC 877/2000
Manual de procedimentos contábeis e prestação de contas das entidades de interesse social

Percepções:
1 - Considerando que a dúvida foi postada por uma administradora/tesoureira, deduz-se que a escrituração contábil é efetuada internamente;
2 - A dúvida sobre um evento ocorrido em 11/2009 (7 meses atrás) foi apresentada 10 dias antes da data original do prazo de entrega da DIPJ.

Observações pessoais:
Visto que o exercício da profissão contábil é privativa aos contabilistas regularmente habilitados pelo CRC da respectiva jurisdição, conforme consta no Decreto-Lei 9295/46, e também que a contabilidade completa de entidades sem fins lucrativos, de acordo com o § 3º do Art. 15 da Lei 9532/97, sugiro-lhe que seja contratado um contabilista habilitado para que sobre à administração o tempo necessário para exercer suas próprias funções: coordenar as atividades para que os propósitos sejam cumpridos.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 11:30

Bom dia, Clodoaldo Niehues Junior


A resposta para sua dúvida está na obra que indiquei na 4ª postagem deste tópico, feita em 18 de junho de 2010 às 11:14.

Ao postar uma dúvida é recomendável analisar as postagem anteriores, pelo menos no tópico onde o assunto está sendo debatido.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Gizelle Santos

Gizelle Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 15:39

Boa tarde,

Por favor, alguém me ajude nessas dúvidas:

Como faço para organizar e colocar em dia as demonstrações e lançamentos contábeis de uma entidade ?
Faço retroativamente?
Volto na constituição e venho ajustando?
Ou, começo daqui pra frente?

Obrigada

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 23:31

Boa noite, Gizelle Santos


Isto depende da data em que se iniciou a resonsabilidade técnica do contabilista atual.

Segundo o Código Civil, o contabilista é civil, criminal e administrativamente responsável (e também responde solidariamente) pelos serviços que são de sua responsabilidade, e não dos de terceiros (contador ou escritório "anterior").

Geralmente um profissional contábil, quando recepciona os serviços provenientes de outros, faz um balanço de abertura para adequar o plano de contas anterior, do "outro", para o "seu".

Repito: a aludida "organização" depende única e exclusivamente da data em que se iniciou a responsabilidade técnica do contabilista.


Um abraço

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

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