x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 145

Ativo Imobilizado

Fabricio Areias Santiago

Fabricio Areias Santiago

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2022 | 17:04

Recentemente nossa empresa comprou um terreno com um prédio construído nesse terreto.
Fizemos o Lançamento contábil:
D- Edificações
C- Banco

Logo depois alugamos o terreno para uma outra empresa. Essa outra empresa fez a demolição do prédio e está construindo sua loja nesse local.

Minha dúvida é, eu tenho que tirar o valor de Edificações e lançar em Terrenos ? Preciso fazer outro lançamento? 

Desde já muito obrigado.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2022 | 08:15

Teoricamente, a aquisição já deveria ser lançada separando o valor do terreno e o valor do edifício, facilitando a segregação neste caso. Com base nas normas internacionais, ativos são "Recursos controlados pela entidade, oriundos de eventos passados, que irão gerar benefícios econômicos futuros para a entidade", portanto, antes de verificar como proceder (Baixar, transferir saldo, manter) acho interessante estudar com profundidade os termos do contrato (prazo, direitos e deveres das partes)

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 2 setembro 2022 | 09:05

Prezado Fabrício, bom dia!

Apenas para oferecer algo a se pensar, considere o seguinte:

- Qual o ramo de atividade da empresa proprietária do imóvel?
- Esse Aluguel integra o fluxo de caixa das atividades operacionais da empresa ou trata-se de uma renda complementar?
- Desde a aquisição a intenção da empresa já era de Alugar o imóvel?

Dependendo das respostas para as perguntas acima a classificação poderia ser:

- Imobilizado: CPC 27 - Ativo Imobilizado
- Investimento: CPC 28 - Propriedade Para Investimento

As respostas indicarão que, talvez, o Imóvel deveria ter outra classificação/contabilização obedecendo à um dos pronunciamentos indicados.

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.