x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 434

Rosani Aparecida

Rosani Aparecida

Iniciante DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 1 ano Segunda-Feira | 5 setembro 2022 | 23:21

Olá, abri um MEI recentemente e estou fazendo a revenda de produtos com emissão de nota fiscal.

Gostaria de saber se posso utilizar cartão de crédito pessoa física para fazer compras de bens e insumos para revenda.

Outra dúvida é sobre a comprovação de entrada dessas mercadorias, MEI precisa emitir NF de entrada? As NF's de compra necessariamente precisam ser feitas pelo CNPJ ou pode ser feita no meu CPF?

Não encontrei essas informações na legislação e no portal do empreendedor.

Obrigada.

THIAGO LARANJO

Thiago Laranjo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 6 setembro 2022 | 08:14

Bom dia Rosani, como vai?

O MEI tem uma facilidade muito grande, justamente pelo fato de o empresário nao precisar contabilizar suas operações de forma obrigatória.

Acontece, que eu sempre indico, que depois que voce abriu seu MEI, voce desvincule seu CPF das operações que forem para a empresa, para que não configure que voce possa estar 'ocultando' venda/compra utilizando o CPF.

Entao, o ideal que sempre use seu CNPJ para tais compras, respeitando sempre o limite da legislação que é para as vendas 81.000,00 e para as compras 80% do valor bruto faturado.

Ficou claro?

Qualquer dúvida estou À disposição;

marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 1 ano Terça-Feira | 6 setembro 2022 | 08:20

o correto e separar as coisas efetue as compras usando o cnpj e cartao de credito em nome da empresa
se comprar de empresas não precisa emitir nota de entrada e e o melhor a fazer 
* sempre tenha uma conta da empresa e uma pessoal e faça os pagamentos da empresa pela conta da empresa e pessoais da sua conta
* mensalmente você pode fazer uma transferência para sua conta como se fosse o seu pagamento
* cuidado nos recebimentos da empresa no cartão para não passar do limite mensal (quando fizer venda maior efetue como parcelada se possível)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.