x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 425

Retorno e remessa de empréstimo

Maria Edwiges

Maria Edwiges

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 1 ano Quarta-Feira | 21 setembro 2022 | 15:24

Prezados, boa tarde!

Tenho um cliente do Simples Nacional que pegou emprestado uma máquina de café para um evento e utilizou a mesma por 2 dias. A empresa que emprestou a máquina emitiu uma NF de remessa para empréstimo ( CFOP 5949), porém na devolução da mesma, a própria empresa (emprestador) emitiu uma NF  de retorno de empréstimo (CFOP 1949). Sendo assim meu cliente não realizou a emissão de nenhuma NF de retorno de empréstimo.

Meu cliente precisa emitir essa NF de retorno?

Alguma base legal sobre remessa e retorno de empréstimo? 

Desde já agradeço.

Bruno Cabrini Pereira

Bruno Cabrini Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 21 setembro 2022 | 16:01

Boa tarde!

Maria, nesse caso não vejo a necessidade de seu cliente escriturar a entrada e emitir de nota fiscal de saída, uma vez que a entrada que o fornecedor emitiu foi apenas para "anular" a operação de saída dele.

No meu entendimento, o fornecedor deveria no mínimo, antes de emitir a nota fiscal de entrada própria, cobrar seu cliente para manifestação e emissão da nota fiscal de saída.

Atenciosamente,

Bruno.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.