Bryan Armando Fontolan
Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade Boa tarde,
Possuo em meu escritório um grupo de empresas e preciso de ajuda para realizar a contabilização de um aumento de capital social.
Situação:
PJ1 faz parte do quadro societário da PJ2 (ambas Empreendimentos e Loteamentos)
PJ1 paga todas as despesas da PJ2 pela conta bancária da PJ1, compondo assim uma conta de participações em coligadas.
A PJ2 possui uma conta de reserva de lucro no valor de R$12.000.000,00 e um capital social de R$400.000,00.
Houve uma alteração de contrato social com aumento do capital para R$3.400.000,00 usando a reserva de lucros.
Na PJ2 fiz o seguinte:
Débito - Reservas de lucro - R$3.000.000,00
Crédito - Capital Social - R$3.000.000,00
Já na PJ1 não consegui seguir uma linha de raciocínio para compor a conta de INVESTIMENTOS - PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS.
Pensei na seguinte hipótese:
Compor uma conta da PJ1 com bens e direitos a receber no valor da reserva de lucro da PJ2 para informar que possui valores a serem distribuídos para a PJ (foi constituída reserva por conta de não haver recursos para distribuir) e após isso usar esta conta para compor a conta de INVESTIMENTOS - PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS com o valor do aumento de capital.
Alguém consegue me auxiliar nessa questão ou até confirmar se minha análise está correta?