x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.699

DEVOLUÇÃO DE COMPRA

willamy ideao de paiva

Willamy Ideao de Paiva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 1 ano Segunda-Feira | 26 setembro 2022 | 17:06

Gostaria de saber como faço o lançamento de devolução de compras, os dados da empresa são esses: EMPRESA DO SIMPLES NACIONAL, EMPRESA DO COMERCIO, NÃO RECUPERA IMPOSTOS,PAGA O ICMS NA GUIA DO SIMPLES, EMPRESA COM IVENTARIO PERIODICO, hoje a contabilidade esta sendo feita da seguinte forma, exemplo:

compra de mercadoria -

D- COMPRAS DE MERCADORIAS 1.000 ( CUSTO NA DRE)
C- FORNECEDOR Y - 1.000,00 (PASSIVO)

gostaria de saber qual seria o lançamento contábil  por exemplo se a empresa devolvesse 50% da mercadoria posteriormente.

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 27 setembro 2022 | 17:05

Não sei se entendi direito, mas entendo se a mercadoria entra no  estoque Débito, se ela sai (é devolvida) deve ser creditado essa conta.  A conta de estoque dever diminuida de qualquer jeito. 
Independente se é periodico, se você conclui um inventário em 31/08 por exemplo e sua mercadoria for devolvida 01/09 e só registrada a saída (devolução) no proxímo período. 
E conta de compras e estoque é a mesma coisa.

Mas enfim, vamos esperar opnião de outros colegas.

Colega agora que vi, que  o seu lançamento de compras está na DRE porque?  O que se lança na DRE é o CMV.

Os lançamentos que passei seriam na compra:

D - Estoque ( ativo circulante)
C - Fornecedor ( passivo circulante)

Na devolução:
D - Forncedor (passivo circulante)
C - Estoque ( ativo circulante)

willamy ideao de paiva

Willamy Ideao de Paiva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 1 ano Quarta-Feira | 28 setembro 2022 | 08:30

obrigado mas uma vez a atenção Adelita é exatamente isso que eu disse no comentário anterior, minhas compras não vão para o estoque e sim para a dre na conta COMPRAS DE MERCADORIAS (CUSTO NA DRE) e no dia 31/12 de cada ano fazemos o CMV e ajustamos a conta de estoque. a duvida seria como fazemos a devolução de compra, pois no exemplos que eu vi aqui em outros fórum geralmente era utilizando o estoque permanente, acredito que o lançamento de devolução de compra seria esse.
 D- FORNECEDOR Y -
 C- DEVOLUÇÃO DE COMPRA - NA DRE(CMV), REDUZINDO O VALOR DAS COMPRA

será que este lançamento estaria correto?
 

willamy ideao de paiva

Willamy Ideao de Paiva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 1 ano Sexta-Feira | 30 setembro 2022 | 13:46

obrigado mas uma vez a atenção Adelita é exatamente isso que eu disse no comentário anterior, minhas compras não vão para o estoque e sim para a dre na conta COMPRAS DE MERCADORIAS (CUSTO NA DRE) e no dia 31/12 de cada ano fazemos o CMV e ajustamos a conta de estoque. a duvida seria como fazemos a devolução de compra, pois no exemplos que eu vi aqui em outros fórum geralmente era utilizando o estoque permanente, acredito que o lançamento de devolução de compra seria esse.
 D- FORNECEDOR Y -
 C- DEVOLUÇÃO DE COMPRA - NA DRE(CMV), REDUZINDO O VALOR DAS COMPRA

será que este lançamento estaria correto?
 

willamy ideao de paiva

Willamy Ideao de Paiva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 1 ano Terça-Feira | 4 outubro 2022 | 08:51

consegui sanar minha duvida, no caso o tipo de contabilização que estava procurando era o inventario periódico com método das contas desdobradas, quem tiver duvida sobre o assunto é só pesquisa por essa nomenclatura e no yotube também existem exemplos práticos, consegui sanar minha duvida pelo vídeo do prof. Alípio Reis Firmo( canal do yotube) - operações com mercadorias.
chegando a conclusão que o lançamento da devolução é.
D - FORNECEDOR 
C - DEVOLUÇÃO DE COMPRAS - DRE (CONTA DESDOBRADA,CMV)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.