x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 3.362

Dificuldades em Obter os Extratos Bancarios junto ao Cliente.

Nicélio Messias de Paula

Nicélio Messias de Paula

Bronze DIVISÃO 5, Analista Suporte
há 1 ano Segunda-Feira | 3 outubro 2022 | 17:43

Boa Tarde Pessoal,

Estou iniciando em um Escritório Contábil, e após alguns levantamentos realizados vi que a grande dificuldade é em obter os extratos bancários dos clientes.

Venho através desse post solicitar a ajuda dos colegas com ideais para que posso solucionar essa grande dificuldade encontrada.

Atenciosamente,

Nicélio Messias

Nicélio Messias de Paula
Analista de Sistemas
[email protected]
Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 4 outubro 2022 | 08:41

Aqui no escritório, nós conseguimos acesso de consulta na conta bancária de diversos clientes. No começo de cada mês fazemos a emissão dos relatórios necessários (Conta corrente, aplicações, empréstimos...). Nós sempre focamos muito no esclarecimento de que o acesso é somente para consulta, não liberando permissões de inclusão e exclusão de transações, e sempre que possível, efetuamos o procedimento de criação de usuário juntamente com o cliente, mostrando quais permissões são liberadas.


Existem softwares que você consegue fazer importação dos extratos junto aos bancos, mas conversando com pessoas de outros escritórios, os mesmos informaram que estes softwares importam, por enquanto, somente os extratos de conta corrente, e para configurar a importação, é necessário cadastrar as senhas de operadores que citei no primeiro parágrafo.

Acho importante fazer uma pequena observação: Mesmo conseguindo os extratos, o serviço ainda não fica completo, afinal de  contas, é necessário efetuar a conciliação de clientes e fornecedores. Obviamente, ter o extrato em mãos, é melhor do que não ter, mas minha provocação vai no sentido de incentivar o treinamento do cliente para que ele possua um ERP, e este possa ser integrado com o software do escritório (Via API, ou mesmo importação de txt ou csv). Não é uma tarefa fácil, principalmente se forem empresas pequenas, mas mesmo que poucos clientes façam adesão, nós sentimos muita melhora no serviço.

Gabriel Camargo Hautrive

Gabriel Camargo Hautrive

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 13 outubro 2022 | 22:57

Boa noite, tudo bem?
Conforme sua duvida e dificuldade de conseguir obter os extratos bancários segue algumas recomendações e dicas do dia a dia que vivenciamos aqui no escritório. Uma das principais maneiras de se ter acesso a esses documentos é via .txt (extrato impresso) ou .xml .ofx ( modelo digital), existe algumas possibilidades de obter eles, pelo envio direto do cliente para o escritório na qual o cliente enviaria um arquivo digital ou o próprio modelo impresso, também existe maneiras de integrar a conta do banco diretamente na rede do software do escritório, facilitando assim a organização e o acesso a esses documentos. 
-
Sempre, procure  juntamente com seus clientes o ideal para cada particularidade na entrega desses extratos, conforme o perfil de cada um.
-
Att, Gabriel Hautrive
Mercatto contabilidade

Alex Santos

Alex Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 14 outubro 2022 | 09:07

Prezado Colega,

Como os colegas já informaram acima, realmente existe a possibilidade da criação de um usuário para o escritório no qual você possa ter acesso apenas as informações e emissões de extratos bancários, extratos de aplicações financeiras e comprovantes de pagamento.

Aqui no escritório costumamos enviar mensalmente para nosso cliente um e-mail solicitando alguns documentos que nos dê base para realizar a escrituração contábil e a conciliação, nem sempre funciona, mas controlamos todos os documentos que recebemos por grupo em uma planilha contendo o mês e o tipo de documento, fazendo isso conseguimos ter a ideia de quais documentos estão faltando e focamos na cobrança destes.

Mas infelizmente você vai ter clientes que não vão mandar nenhum tipo de documento, mesmo que converse, faça apresentações, demonstre a importância da contabilidade gerencial e "consultiva", o cliente só vai querer uma coisa: Faturar, pagar as contas e impostos, pagar a folha de pagamento dele e nada mais. Nesses casos o comunicado cobrando os documentos e ressaltando a importância deles para elaboração das demonstrações contábeis e obrigações acessórias te isentará de no futuro, caso deixe de enviar alguma obrigação ou enviar obrigação incompleta e o cliente for autuado, você tem como comprovar que não foi por falta de aviso e que a culpa não recai sobre você nem o escritório.

Alex Santos
Contador
Salvador/BA
Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 20 janeiro 2023 | 13:25

Colegas tenho uma situação assim,

Um grupo com 5 empresas,essas empresas misturam tPessoa Física com Jurídica,  e misturam as contas entre elas, já alertei isso mas no meu entender não tem como lançar os extratos e demais documentos financeiros estando assim o que você me sugerem estou certa?

Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 20 janeiro 2023 | 13:43

Boa tarde Adelita, realmente em minha concecpção fica impossível conciliar tudo...o que oriento em fazer é ao fazer as entregas ao cliente é salientar via e-mail ou mensagem a impossibilidade de uma conciliação bancária vide estes problemas, importante salientar os principios contábeis e que por consequencia disto nao consegue entregar uma contabilidade precisa. Lembre-se  de guardar estas mensagens porque muitas vezes no futuro o cliente "esquece" disso tudo que voce ta falando.

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 24 janeiro 2023 | 14:09

Renan Correa Videira

Eu já vi  escritório contábil lançando assim,  transferindo do banco para caixa e  vise-versa , e lançando os  taxas , iof nas contas de resultado. 

Outro lançava o valor total do saldo no final do mês, mas para mim não faz sentido.

Vou fazer o e-mail.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 25 janeiro 2023 | 08:25

Também já vi as duas situações, e não adoto nenhuma destas metodologias.

 - Lançar todas as saídas e entradas no caixa (exceto tarifas e iof) pode inviabilizar a conciliação de contas como clientes/fornecedores, entre outros, e fere o princípio de que a escrituração contábil precisa ser realizada de forma analítica;

 - Com relação ao fato de efetuar um lançamento com o total no final do mês, também é um procedimento que não adotamos, mas, caso a empresa possua escrituração contábil resumida, com o devido suporte em livros diário/razão auxiliares que detalham os lançamentos, não vejo problema. Mas, trabalhando em escritório, acho até mais simples, lançar de forma analítica no livro diário geral, em detrimento a manter duas escriturações (Resumida e auxiliar).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.