x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 236

Centro de Custos ou Resultados

Leonardo Barbosa de Souza

Leonardo Barbosa de Souza

Bronze DIVISÃO 1, Economista
há 1 ano Quinta-Feira | 6 outubro 2022 | 09:18

Oi pessoal, tudo bem?

Uma dúvida: como vocês estruturam o centro de resultados em indústrias?

Por exemplo. Tenho meu centro de resultados "RH", "Finanças", "Diretoria", que, obviamente não recebem receitas, apenas custos. 

Porém, eu deveria criar um centro de resultados para cada grupo de produtos meus? Aí ele só receberia Receitas e Custos?

Exemplo, Centro "biscoitos", "massas", "queijo", aí receberiam apenas as receitas, impostos sobre receitas e custos?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 1 ano Quinta-Feira | 6 outubro 2022 | 16:33

Boa tarde !
Basicamente seria isso, aqui na empresa usamos da seguinte forma:
CENTRO DE CUSTOS - separa as despesas por setor (RH, Contabilidade, Comercial) e por produção (linha de produção, produto 1, produto 2, etc) - serve para identificar o gasto de cada area  e apurar o custo de produção de cada produto;
CENTRO DE RESULTADO - separa o resultado da venda por produto, apurando assim o lucro bruto individualmente (receita de vendas - impostos incidentes/devolução - custo das vendas = Lucro Bruto).

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 7 outubro 2022 | 11:34

Aqui na concessionaria que trabalho é dividido em Veiculos Novos, Usados, Vendas Externas, Peças, Assistencia Tecnica, Diretoria, Administração ....todos eles com seus custos, despesas e receitas...devido a muitas despesas serem rateadas entre os departamentos é um pouco trabalhoso de inicio...mas para fins gerencias posteriormente é muito bom.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.