x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 364

Contabilidade de intermediação Financeira

TAUANe

Tauane

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 13 outubro 2022 | 16:43

Olá, boa tarde. Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre a contabilidade de empresas que fazem intermediação financeira. Um exemplo, a empresa tem uma conta de investimentos, onde ela recebe valores altos dos clientes e esse valor vai rendendo lá dentro. A parcela que rendeu, é cobrado uma "comissão". Ou seja, o faturamento de fato, é somente a parcela cobrada em cima do rendimento. Pelo meu entendimento é assim... Ou seja, tributo somente em cima dessa "comissão". A empresa é do lucro presumido e eu gostaria de confirmar se meu entendimento está correto.

Ex:
Montante do cliente: 300,00
Rendimento: 150,00
"comissão" : 50,00
Ou seja, o faturamento da empresa intermediadora = 50,00

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 17 outubro 2022 | 17:03

Mas a conta onde o dinheiro fica investido é aberta no CNPJ do cliente desta empresa?

Caso a conta seja aberta no CNPJ do prestador de serviços, não tenho certeza de que este CNAE possa ser usado, e também acredito que a empresa precise verificar as possíveis regulamentações previstas pela CVM, BACEN e/ou PREVIC, dependendo do tipo de serviços que esta empresa oferece. Após verificar estes pontos acho que seria o caso de verificar questões tributárias.

Como não tenho domínio sobre o tema, também gostaria de saber o que os colegas pensam a respeito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.