x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 142

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 14 outubro 2022 | 09:00

Pessoal tenho uma empresa que presta serviços de limpeza para prefeituras na sua maioria.Para levar materiais e documentos dos funcionários usam o carro, combustível para essas viagens.  Só que usam  também para uso pessoal. Não tenho usado como despesa, mas ao mesmo tempo a parte das viagens faz falta. Será que fazendo uma planilha algo assim, dizendo que tanto foi para a viagem no dia, conseguiríamos deduzir?

Depreciação também, há alguma forma de poder usar?

Carlos Eduardo Muricy Junior

Carlos Eduardo Muricy Junior

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 25 outubro 2022 | 10:51

T em alguns pontos que podem mudar a resposta de acordo com a situação ao meu ponto de vista, o veiculo é próprio da empresa ou dos funcionários?

sobre a primeira duvida:

1º) Se o veiculo for da deve-se fazer o calculo por centro de custo para maximizar a dispersão entre uso para o serviço e o uso pessoal como por exemplo em um regime de caixa onde não se tem notas de provisão: Mês x - R$ 200,00 de Combustível - (caso tenha os valores corretos de quanto foi para cada serão alocados de acordo com os valores, caso não seria necessário um calculo proporcional) - Uso em serviço R$ 100,00 - Uso Pessoal R$ 100,00
D - Custos Combustível p/serviço - R$ 100,00
D - Despesa Combustível p/Pessoal- R$ 100,00
C - Caixa/Banco - R$ 200,00

2º) Se for referente aos funcionários e os mesmos estiverem utilizando tanto para uso profissional como pessoal deve-se verificar quanto exatamente esta sendo utilizado em cada parte  para calcular valores médios de gasto com combustíveis durante o uso profissional para calcular uma despesa proporcional referente ao uso no serviço sem vincular o  gasto para uso pessoal.

Sobre a segunda duvida:

Se for próprio da empresa a depreciação deve ser feita normalmente caso seja pessoal dos funcionários não há essa necessidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.