x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.228

DRE -RECEITAS DE VENDA SERV A PRAZO REGIME CAIXA

PEDRO DE OLIVEIRA

Pedro de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 27 outubro 2022 | 16:02

Prezados colegas,estou fechando um balanço do presumido regime caixa, e me deparei que o sistema esta puxando para a DRE todas as NFS emitidas gerando a receitas como regime de competência, dai não vai bater com os impostos gerados apenas pelas NFS recebidas DARFs que aparece de Pis-Cof- IRPJ e CsLL pela receita apresentada na DRE.
diante disso alguém poderia me ajudar de como proceder na Dre para demonstrar apenas as receitas recebidas e tributadas.

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 27 outubro 2022 | 16:33

Pedro de olivira.
Apesar da possibilidade de opção pelo regime de caixa na apuração de tributos federais para fins fiscais a escrituração contábil há de ser realizada segundo os princípios de contabilidade, respeitando a norma contábil da competência.
(Pronuciamento Técnico CPD 00 - Estrutura Conceitural para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil Financeiro, item  1.17
)

Está correta a contabilização do seu sistema. E assim como as receitas os impostos serão registrados sobre as notas não recebidas também.

A empresa terá saldo no passivo até que as os impostos sejam pagos (depois de ter recebido as notas)

PEDRO DE OLIVEIRA

Pedro de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 28 outubro 2022 | 09:23

Adelita, muito obrigado por me responder, pelo que vi somos vizinhos eu sou de Ponta Grossa, mas  como assim a empresa terá saldo no passivo até que os impostos sejam pagos ? seria saldo em quais contas ? pois eu estava pensando em deduzir do total das receitas total que foi para DRE e deixar apenas o valor que foi recebido e recolhido os impostos, e essa diferença das NFs não recebidas eu  debitaria receitas de serviços e creditaria jogaria no Passivo como receitas  diferidas.
que dai se agente pegar as receitas constante na DRE vezes as aliquotas dos impostos pis ,cofins, cssl ,Irpj iria bater.
-ou é de outro jeito, você que já fez isso pode me confirmar ?
Grato.
@Oculto

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 28 outubro 2022 | 10:03

Para fins de controle, realmente você pode deixar estas contas no passivo e recolher somente quando ocorrer o fato gerador, ou, você pode verificar no suporte do seu software, como que o mesmo irá efetuar a apuração do tributo pelo regime de caixa, e a integração contábil será realizada apenas com os tributos efetivamente apurados para o referido mês. 

PEDRO DE OLIVEIRA

Pedro de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 28 outubro 2022 | 14:53

Diego, posso deixar quais contas no passivo especificamente, seria apenas a parte das notas que não foi recebido cobrado ainda ou precisa fazer o calculo desses impostos diferidos dessa receita diferida também ?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 1 ano Sábado | 29 outubro 2022 | 13:00

Pedro, contabilize pelo regime de competência e provisione os impostos e contribuições pelo regime de caixa.
Memória de cálculo das vendas a prazo recebidas e tributadas, controle à parte.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.