x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 68

Produtor Rural CNPJ - Pecuária

Pedro Mainardes

Pedro Mainardes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente
há 1 ano Sábado | 29 outubro 2022 | 00:30

Bom dia,

Prezados, fui solicitado hoje por uma cliente quanto a vantagem e desvantagem entre ser produtor rural CNPJ ou CPF. Ela maneja vacas pra inseminação em parceria/sociedade com o pai e está fazendo a compra de uma fazenda própria para trabalhar de forma independente, 500 cabeças no máximo pois é o que comporta a estrutura e o que ela quer trabalhar. Nem mais, nem menos. Como para mim é um campo totalmente novo, fiz algumas pesquisas buscando entender de fato sobre a questão e vantagem ou não tributária entre continuar como CPF ou através de um CNPJ, porém, não encontrei até o momento, algo que me esclareça bem as diferenças na tributação. Entendi que há benefícios por profissionalizar o trabalho, eventual melhores acessos a linhas de créditos, financiamentos e etc e negociação com fornecedores visto que pode haver fornecedores que optem por atender apenas pessoas jurídicas. 
Poderia alguém então me esclarecer ou me indicar materiais para ler para que eu possa entender e ter esclarecimento sobre as diferenças tributárias entre PF e PJ? Vi que para um produtor Rural há ainda a possibilidade de adesão do Simples Nacional, estou buscando entender se há vantagem nessa opção. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.