x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 66

acessos 373.101

Assinador serpro: Erro ao iniciar os novos serviços do Assinador!

BRUNNA

Brunna

Iniciante DIVISÃO 3, Assessor(a) Recursos Humanos
há 1 ano Segunda-Feira | 26 dezembro 2022 | 12:13

Prezados, verifiquei que o erro é geral e até agora sem solução..

também estou tentando cadastrar uma procuração e da o erro na pagina da ecac com os seguintes dizeres "ocorreu um erro inesperado durante a assinatura, deseja tentar novamente?"

mesmo quando clico em "sim" o erro persiste..
fiz todos esses procedimentos e agora estou tentando acesso direto com o SERPRO mas também sem sucesso..

Igor Bittencourt Temmler

Igor Bittencourt Temmler

Iniciante DIVISÃO 3, Analista
há 1 ano Quarta-Feira | 28 dezembro 2022 | 15:42

Nobres!

No meu caso, consegui descobrir o motivo do "O programa Assinador Serpro está fechado ou não está instalado. Abra o Assinador Serpro para continuar."

Ao chegar no botão "Assinar", o eCAC, "chama" o endereço "assinador-desktop.serpro.gov.br:65166" para validar que o assinador está instalado no computador. O endereço "assinador-desktop.serpro.gov.br" é apontado para o próprio computador no endereço 127.0.0.1. 

No meu caso específico, o problema era o Proxy, que está tentando jogar o endereço assinador-desktop.serpro.gov.br para a internet (que não existe) e não para a máquina. 

O teste que vcs podem fazer, é entrar com o endereço https://assinador-desktop.serpro.gov.br:65166 no navegador (Chrome/Edge/Firefox) e verificar o resultado. No meu caso, retornava um erro de acesso, onde era esperada a mensagem "O procedimento foi realizado com sucesso. Feche esta aba do navegador e continue a utilização do sistema.".
Se o acesso fosse via https://127.0.0.1:65166, o resultado era satisfatório, mas o eCAC não entende esse endereço por IP.
Assim que acertamos isso no Proxy, o validador passou a funcionar normalmente.

Espero que meu relato possa ser útil, e estou a disposição no que puder ajudar.

Romulo Carlos Reis Alves

Romulo Carlos Reis Alves

Bronze DIVISÃO 2
há 1 ano Terça-Feira | 3 janeiro 2023 | 09:13

Bom dia pessoal.

No nosso caso, diversos computadores apresentaram o erro. Em alguns casos remover e reinstalar resolveu, mas em alguns o erro persistiu.

Olhei o arquivo hosts conforme explicado no primeiro post, mas em todos os computadores restantes o arquivo hosts estava como no post. A solução que achei aqui precisa de permissões de administrador, mas pode ajudar. É baseada no Windows 10:
01. Abra o iniciar, role pra baixo até "Sistema do Windows"
02. Nesta pasta tem "Gerenciador De Tarefas". Clique nele com botão direito, pouse o mouse sobre "Mais" e clique "Executar como administrador".
03. Se o Windows questionar algo sobre permissões, clique em "Sim". Se pedir senha de administrador, forneça ou contacte a equipe de T.I.
04. O Gerenciador de Tarefas tem algumas abas. Se não aparecer, clique em "Mais Detalhes"
05. Vá na aba "Inicializar"
06. Se houver um item nomeado "exec_assinador" duplicado, selecione um deles, e clique no botão "Desabilitar"

Nem precisa reiniciar.

Espero que ajude. Abraços!

.GOV DA DEPRESSÃO - Gambiarras que funcionam =D

.gov da Depressão - Gambiarras Que Funcionam =d

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 1 ano Terça-Feira | 3 janeiro 2023 | 09:24

Leônidas Nascimento Teixeira
Igor Bittencourt Temmler

Tentem este procedimento inicial,

# Tutorial por navegador: 
www.assinadorserpro.estaleiro.serpro.gov.br
# Download
www.serpro.gov.br

1 - Acesse a URL para confirmar a instalação individual para cada navegador.
2 - Após instalação do app reinicie o PC
3 - Abra o Assinador  > Configurações > Manutenção . E clique em "Reiniciar o Assinador"-
4 - Após reinciado o app, abre uma janela do java para confirmar a instalação do certificado, confirme em "sim"
5 - Acesse  o link http://127.0.0.1:65056/ deve abrir uma página para prosseguir e retorna uma mensagem em verde,  O procedimento foi realizado com sucesso.
Feche esta aba do navegador e continue a utilização do sistema.
6 - Incluir o link https://assinadoc.estaleiro.serpro.gov.br/server/jnlp na lista confiáveis do java

Att, Guilherme Coan
https://www.linkedin.com/in/guilhermecoan/                

Gabriel Ferreira

Gabriel Ferreira

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Informática
há 1 ano Terça-Feira | 3 janeiro 2023 | 15:09

Não estou conseguindo cadastrar uma procuração do Ecac.

Está apresentando o seguinte erro: "Sistema indisponível no momento. Deseja tentar novamente? (AIE06)".

Alguém conseguiu resolver esse problema? 

Luiz Eduardo

Luiz Eduardo

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Rede
há 1 ano Quarta-Feira | 4 janeiro 2023 | 11:10

Bom dia a todos,

Tambem estou com o mesmo erro,  este erro é no site, pois deve ter ocorrido alguma implementação, já que o ASSINADOR SERPRO, foi atualizado para a versão 4.0.2, entao fiz varios testes, e ocorreu em certo momento o LOG de erro do JAVA na tela do ASSINADOR, acusando erro 500, que seria um erro interno no SITE,  ou seja, devem ter alterado algo ou rodado um update vamos supor, fazendo com que o assinador nao consiga uma resposta do serviço a ser utilizado naquele momento.,

Testei em varios windows diferentes e todos acusam o mesmo erro, inlcusive acessei remotamente um PC de uma cliente e ocorreu a mesma falha, resumindo nao consigo gerar as procurações para as empresas que necessitam enviar os arquivos do Grupo SST.

E estava lendo aqui os problemas encontrados com o ASSINADOR, e nao tenho como explicar a voces, mas em nenhum PC que instalei acusou estes erros que foram publicados aqui. O ASSINADOR instala e starta de boa, ele ao ser instalado sera sempre executado ao reinicar o PC, sem a necessidade de executa-lo manualmente, se nao estou enganado ele pede permissão para instalar o PKI no navegador. que seria a ferramanta a ser usada para a checagem do certificado e assinatura. este arquivo, existe para o DOCUSIGN, KRIPTONITA, SERASA, BRy, etc,etc,etc,, que tambem sao utilizados para assinar documentos via certificado digital.

 

Luiz Eduardo
Analista de TI
Mara

Mara

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 4 janeiro 2023 | 11:41

Bom dia! Feliz Ano !
Me ajudou e muito, estava tentando por várias vezes e não dava certo, assim que assistir o vídeo consegui atualizar o assinador.
Att. Maria dos Anjos - MS

Silva

Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 4 janeiro 2023 | 12:28

Boa tarde pessoal, estava com o mesmo problema. Tentei alguns passos e não consegui resolver. Eu já tive outras versões do Assinador SERPRO na minha máquina, apesar de estarem desinstaladas.. fica uma pasta no diretório C:\Program Files (x86) chamada Assinador SERPRO. A minha solução foi excluir esta pasta e reinstalar o Assinador. Caso der erro na exclusão desta pasta, reinicie a máquina e tente excluir novamente.

Danielle Nader
Suporte

Danielle Nader

Suporte , Jornalista
há 1 ano Quarta-Feira | 4 janeiro 2023 | 14:00

Olá, pessoal. Nós do Portal Contábeis estamos sempre de olho nas discussões do Fórum. Por isso, entramos em contato com o Serpro, que justificou que esses erros estão ocorrendo devido a atualização do programa, mas passou uma orientação oficial para resolvê-los:
Assinador: Serpro orienta usuários sobre erro ao iniciar novos serviços
Cliquem na matéria para conferir :))

Espero que ajude!

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal Contábeis
Instagram: @daniellenader
Sergio cleber

Sergio Cleber

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Informática
há 1 ano Quarta-Feira | 4 janeiro 2023 | 14:40

Boa tarde Pessoal,

Ainda estou com problema para usar o assinador serpro no portal do E-cac, a mensagem que aparece é a abaixo.
https://ibb.co/mb4HtW7

Porém o problema só acontece no portal do E-cac, quando eu estou usando a URL https://www.frameworkdemoiselle.gov.br/v3/signer/demo/ para testar o assinador serpro o mesmo abre e exibi os certificado digitais na minha maquina.

Alguém conseguiu resolver esse problema?

Larissa Gomes Duarte

Larissa Gomes Duarte

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 6 janeiro 2023 | 11:41

Bom dia, o poste citado anteriormente:
.
.
3) Local host windows: C:\Windows\System32\drivers\etc
4) Recorte para área de trabalho o arquivo: hosts
5) Abra com o "bloco de notas" para editar o hosts e inclua o conteúdo abaixo:

# Copyright (c) 1993-2009 Microsoft Corp.
#
# This is a sample HOSTS file used by Microsoft TCP/IP for Windows.
#
# This file contains the mappings of IP addresses to host names. Each
# entry should be kept on an individual line. The IP address should
# be placed in the first column followed by the corresponding host name.
# The IP address and the host name should be separated by at least one
# space.
#
# Additionally, comments (such as these) may be inserted on individual
# lines or following the machine name denoted by a '#' symbol.
#
# For example:
#
#      102.54.94.97     rhino.acme.com          # source server
#       38.25.63.10     x.acme.com              # x client host
# localhost name resolution is handled within DNS itself.
# 127.0.0.1       localhost
# ::1             localhost
127.0.0.1       assinador-desktop.serpro.gov.br 


6) Salve o arquivo
7) Recorte o hosts para o local de origem: C:\Windows\System32\drivers\etc
8) Abra o assinador novamente, será executado normalmente sem a falha relatada 

No meu caso quando editava no bloco de notas e clicava em salvar abria a janela de "salvar como" e não modificava o arquivo, salvava como bloco de notas.
Funcionou quando cliquei com botão direito no arquivo Lost e fui em propriedades, a opção somente leitura estava marcada, desmarquei e salvei a configuração. Ao abrir o arquivo como bloco de notas novamente e editar a ultima linha consegui somente salvar. O arquivo foi alterado,  e o assinado "ligado".
Espero ter ajudado.

MARCO AURELIO DO NASCIMENTO

Marco Aurelio do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 9 janeiro 2023 | 16:00

Pessoal,
Boa tarde.
 
Consegui resolver da seguinte forma, em conjunto com o rapaz do TI daqui da empresa:
 
No Assinador Serpro, vá em Configurações:
1)    Na aba “Configurações Avançadas”, deixar configurado apenas “Usar Cache de LCR”
2)    Na aba “Certificado em Arquivo”, desabilitar todas as opções, deixar tudo em branco (para uso do certificado A3). Salve.

No JAVA:
1)    Abrir o Java;
2)    IR no menu “Java”;
3)    Clicar em exibir.
No meu caso, havia versão do Java em 32 Bits e 64 Bits. Na aba “arquitetura”, desabilitei a versão 64 Bits (x86_64), e deixei apenas na versão 32 Bits.

Dê OK, depois Aplicar, Ok novamente e reiniciei o computador.
Ao abrir a página da assinatura da procuração no e-CAC, vejas e o assinador está aberto. Se não tiver, abra-o e, ao selecionar “Assinar”, aparecerá os certificados instalados na máquina.

Importante: Caso apenas apareça a versão de 64 Bits, veja no portal do JAVA para baixar a versão de 32 Bits (https://www.java.com/pt-BR/download/manual.jsp)
 
Espero ter ajudado!!!

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 9 janeiro 2023 | 16:10

Boa tarde

Encontrei uma solução, se ajudar ainda : 

Solução erro no assinador

Em nota enviada com exclusividade para o Portal Contábeis, o Serpro afirmou que as dificuldades relatadas são problemas de
atualização do programa. 
“Houve uma atualização do software da versão 3.x para a 4.x. Anteriormente, qualquer usuário poderia instalar. Agora, é preciso
usar a conta de administrador do computador”, explicou a Assessoria de Imprensa
do Serpro por meio de nota.
Confira passo a passo como solucionar o erro, de acordo com as orientações do Serpro.
"Com um usuário, OBRIGATORIAMENTE,administrador da máquina:
1 – Apagar TODA e qualquer versão do Assinador SERPRO instalada no computador;
2 – Reinstalar a versão 4.0.2;
3 – Garantir que não há qualquer firewall ou antivírus que barre o acesso aos endereços *.estaleiro.serpro.gov.br ou
*.serpro.gov.br.
Caso o problema persistir:
Se o uso do Assinador Serpro estiver sendo feito em sistema RFB: direcionar o problema através dos Canais de Atendimento da Receita Federal.
Se o uso do Assinador Serpro for em outros tipos de sistema, acionar suporte técnico do seu equipamento, seguindo as orientações do Serpro".
 

Cezar Silveira
Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.