x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 9.999

Aquisição de imóvel para futuro aumento de capital

Ana Paula da Costa

Ana Paula da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 24 junho 2010 | 09:48

Preciso de auxilio para realizar o seguinte lançamento:
Uma empresa adquiriu um terreno para que seja contabilizado como futuro aumento de capital, para isso estou com dificuldades de efetuar os lançamentos conforme abaixo:

D: Imóveis
C: Caixa
H: Aquisição de um Terreno

D: ???
C: Patrimonio Liquido ( Futuro Aumento de Capital )

Qual conta Credora que posso criar para zerar a conta de imóveis e creditar o Patrimonio Liquido??

Desde já agradeço.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 09:49

Bom dia, Ana Paula da Costa


O problema deste registro está no seguinte lançamento:

D: Imóveis
C: Caixa <<<--- AQUI!!!
H: Aquisição de um Terreno

É necessário termos em mente que uma empresa não pode aumentar seu capital social com outras coisas senão as reservas dos próprios lucros; como o crédito foi a conta "caixa" deduz-se que foi a empresa que adquiriu o bem, e não os sócios que nisto investiram visando futuramente o incorporar ao capital.

Portanto, os lançamentos aplicáveis ao fato são os seguintes:

1 - Na aquisição do bem:
D) Imóveis (ANC - Imobilizado)
C) Adiantamento p/ Futuro Aumento de Capital (PL)

2 - Na incorporação ao Capital:
D) Adiantamento p/ Futuro Aumento de Capital (PL)
C) Capital Social (PL)

Legendas:
ANC: Ativo não-circulante
PL: Patrimônio Líquido


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
ozilda santos

Ozilda Santos

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Diretoria
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 15:43

Olá Ricardo, meu caso é o seguinte. Como Contadora fui informada pelo proprietário da empresa sobre a compra de imovelcom os seguinters documentos: 1-recibo passado pelo socio da Empresa em 2001 2-uma cessao de direito registrada em cartorio do antigo prooprietario do imovel p/ a Empresa 3-hoje o imovel continua registrado na Prefeitura em nome do antigo proprietário. Pergunto: 1-posso contabilizar agora em 2012 a compra do imovel com esses documentos que informei? 2- qual a conta credora devo utilizar? 3-pode-se fazer uma alteração contratual p/aumento de capital no valor do imovel?

Há um outro imóvel comprado em 1986, já tem a escritura em nome da Empresa mas não está contabilizado. Como proceder?

Grata pela ajuda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.