x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 99

Declaração de venda de imóvel sem documento

Jefferson do Nascimento dos Santos

Jefferson do Nascimento dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Civil
há 1 ano Quarta-Feira | 9 novembro 2022 | 12:02

Bom dia a todos..
Peço que me ajudem nessa dúvida:

Minha mãe mora num terreno que não tem documentação.. ela ja mora a 50 anos e nunca teve problemas com outros herdeiros nem nada.. por ele nao ter documentação (ja foi procurada em vários órgãos.. realmente não tem) nunca foi declarado no imposto de renda da minha mãe.. resolvemos vender esse terreno..

Estamos vendendo por 375 mil.. 
O valor de entrada é de 200 mil e o restante será pago em parcelas. 

Tenho que declarar essa venda no imposto do ano q vem ? 

Minha mãe tem 65 anos.. isso muda em algo? 

Vamos comprar um apt que custa em média de 300 a 400 mil.. eu vi q caso vc compre algo de msm valor ou superior.. parece q nao precisa declarar.. porém apesar de comprar de um valor similar.. a entrada q vamos dar é de apenas 60 mil.. aew no caso os 140 mil da entrada q eu recebi eu tenho q declarar? Ou eu tenho q declarar a diferença dos 375 que eu vendi? 

Ou conta o valor final que eu to financiando? Exemplo.. se eu comprar outro imóvel de 375 mil porém financiado.. eu tenho q declarar tbm ou como comprei outro de msm valor nao precisa? Independente da entrada?

Faz diferença se o dinheiro entrar na conta da minha mãe q é pensionista e idosa ou é melhor entrar na minha q sou jovem ? 

Acho q é isso..
Desde já agradeço. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.