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Aporte financeiro entre associações sem fins lucrativos

Maria

Maria

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2022 | 17:07

Olá pessoal, poderiam me ajudar com a seguinte situação: Uma associação sem fins lucrativos fez alguns aportes financeiros para outra associação. Era esperado que esses aportes fossem ser devolvidos, porém não serão. Como faço os lançamentos na contabilidade para zerar esses aportes, tanto na associação que fez os aportes quanto na associação que recebeu?
Poderiam me orientar.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2022 | 11:04

A associação que fez os empréstimos possuem um ativo que precisa ser baixado no resultado como despesa.

A associação que recebeu os empréstimos possui um passivo que precisa ser baixado no resultado como receita.


O lançamento contábil não me parece ser exatamente o problema. Acredito ser extremamente importante verificar como este "perdão de dívida" será formalizado, ou seja, verificar no estatuto das duas associações como formalizar estas operações, inclusive a necessidade da realização de uma reunião extraordinária com Ata Lavrada e registrada sobre o que foi deliberado deste assunto.  Também é importante verificar se uma, ou ambas as associações recebem recursos públicos e/ou privados passíveis de prestação de conta da utilização dos mesmos. É interessante, inclusive, verificar assessoria jurídica especializada. principalmente se os valores forem muito expressivos.

Maria

Maria

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2022 | 11:35

Olá Diego,
Muito obrigada pela orientação.
Esta sendo bem complicado o caso desse cliente, pois passamos essa informação a eles, de que esse valor será uma despesa na associação que fez os aportes, o valor é bem expressivo e já faz alguns anos que esse valor só vem acumulando, e agora a associação que recebeu os aportes será encerrada,  por não ter recursos.
O advogado da associação orientou a considerar esses aportes como um investimento (o que esta permitido na ata), mas de qualquer forma a perda será uma despesa, e é isso que a associação não esta querendo.
Vimos também o perdão de dívida, mas optaram a forma de investimento.
Eles nos questionaram se podem abater esse valor aos poucos para não impactar tanto o resultado. E agora estamos atrás dessa informação.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Domingo | 20 novembro 2022 | 10:43

Como a associação que recebeu o aporte irá encerrar, pelo que entendi como se fosse uma falência de uma sociedade com finalidade lucrativa, é um fato muito mais evidente que é uma despesa para a associação que emprestou os recursos.

Novamente, acho interessante o assunto ser tratado em assembleia, mas como perita no assunto contábil, me parece adequado indicar que o correto seria baixar tudo como despesa. Entendo que, este procedimento demonstra maior transparência, tendo em vista que existe o reconhecimento de um fato real.  Acredito que o empréstimo também tinha sido realizado com aprovação da assembleia geral e tal aprovação se deu após um estudo de viabilidade com análise dos riscos envolvidos, portanto, esta baixa que está sendo dada agora deveria estar no mapa de possiblidades no momento do empréstimo, e mostrar transparência com relação a esta perda é mais adequado do que tentar "esconder" esta situação diluindo a despesa durante o tempo. Além de não ser o procedimento adequado, pode ser descoberto durante o tempo e a reputação dos gestores e da própria associação pode ser mais prejudicada do que se a mesma reconhecer a baixa de uma vez.

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