x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 4.200

Escrituração de recebimentos de cartao de credito sem notas fiscais

patricio sousa silva

Patricio Sousa Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 16 novembro 2022 | 09:10

Bom dia pessoal
trabalho no setor contábil, porem tenho pouquíssima experiência
preciso de uma ajuda na seguinte questão 

estou cuidando do contábil de uma empresa de comercio e serviços de tecnologia 
e ai oq acontece é que esta empresa tem recebimentos de valores da maquineta de cartões
ela vende, e o cliente paga no cartão, e posteriormente o valor que esta na maquineta é transferido para o banco da empresa 

só que o problema é, que essas vendas que a empresa recebe na maquineta de cartões, não tem nota fiscal, ela não emite nota,  
dessa forma, como eu escrituro isso na contabilidade? não faço ideia, de como vincular esses valores as venda, pois não tem nota.

um amigo me disse para tirar esse valor da maquineta, da conta caixa, mas não entendi a logica.

se alguém puder me ajudar a como proceder, agradeço muito 

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 16 novembro 2022 | 09:27

A escrituração contábil, desde a convergência para as normas internacionais, segue o princípio da primazia da essência sobre a forma. Traduzindo para seu caso: A essência da operação foi a realização de uma venda, apesar da forma (formalização) não ter sido realizada da maneira adequada com a emissão da nota fiscal.

Ponto importante: Se a empresa estiver vendendo, não emitindo nota fiscal, e não estiver recolhendo os tributos destas vendas, a mesma vai estar sujeita as penalidades previstas na legislação tributária. Pensando apenas no ponto de vista contábil, bastaria reconhecer como passivo contingente os tributos não declarados e prováveis multas tributárias. Entretanto, a evasão tributária pode gerar problemas, inclusive no âmbito do código penal, principalmente no que tange a falsidade ideológica, crime contra ordem tributária, organização criminosa (obviamente, que no aspecto penal, é necessário a assessoria de um advogado para identificar os riscos possíveis)

Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 16 novembro 2022 | 11:16

Uma opção seria voce reconhecer isto como um adiantamento de Clientes, porém este valor ficaria para sempre aberto no passivo pois não haveria uma nota fiscal para que este valor fosse diminuindo futuramente, mas como a empresa não emite nota acredito que este seja o menor dos problemas.
Em resumo o lançamento poderia ficar
D - banco
C - Adiantamento de clientes
Valor - valor que entrou no banco

Observação sobre o que o colega citou a respeito da sonegação neste caso, caso voce envie mensalmente o DRE (se não estiver enviando comece a enviar justamente por conta disto), coloque junto no corpo do e-mail a explicação deste lançamento...explique que o valor ficara aberto justamente por não estarem emitindo notas e acrescente as suas preocupações sobre estes problemas que podem ocorrer pelo fato de não emitirem nota...assim voce se resguarda caso haja uma fiscalização da receita (e que vai acontecer).

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Quarta-Feira | 16 novembro 2022 | 11:20

Patrício, bom dia.
O tratamento contábil deverá ser idêntico àquele, se fossem emitidas as respectivas notas fiscais, ressalvadas as referências aos documentos fiscais, que nesse caso, reportarão os extratos das administradores de cartões.
Lembrando, que além da escrituração contábil, os valores também deverão ser oferecidos à tributação.
Segue o link com um bom artigo sobre os lançamentos contábeis.
www.valor.srv.br

patricio sousa silva

Patricio Sousa Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 16 novembro 2022 | 11:31

no momento o lançamento esta dessa forma 
conta- cartoes de credito a receber
d- banco empresa 
d- taxa adm. e aluguel maquineta
c- cartoes de credito a receber - cloud walker maquineta

dai, o valor desta conta no ativo esta virada com saldo Credor, nao sei como lanço a contra partida, para que zere a conta ou fica ao menos saldo devedor.

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 16 novembro 2022 | 11:45

Bom dia
Mudando um pouco a questão do contabil para o fiscal. Essas vendas no cartão estão sendo declaradas para a receita?

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 16 novembro 2022 | 18:53

Eu tentei aprofundar o tema, colocando o que acho importante na diferença entre norma contábil e fiscal, e acabei não exemplificando intencionalmente. O João expôs o que eu quis dizer de outra maneira: O lançamento contábil é o mesmo se fosse feito com emissão de nota, contudo, com identificação do extrato da maquininha no histórico. Ele também coloca o fato de que esta venda precisa ser tributada, independente do fato de ter havido ou não a emissão de documento fiscal. O fato de declarar ou não este valor ao fisco já representa um risco tributário, visto que a obrigação acessória (emissão de documento fiscal) já não foi cumprida.

O mais importante nesta situação, é esclarecer para seu cliente sobre os riscos que ele está correndo, pois, quando existem registros inadequados, a empresa pode sofrer penalizações, e exigir reparação junto ao prestador de serviço.

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Sábado | 19 novembro 2022 | 11:17

"Eu tentei aprofundar o tema, colocando o que acho importante na diferença entre norma contábil e fiscal, e acabei não exemplificando intencionalmente. O João expôs o que eu quis dizer de outra maneira: O lançamento contábil é o mesmo se fosse feito com emissão de nota, contudo, com identificação do extrato da maquininha no histórico. Ele também coloca o fato de que esta venda precisa ser tributada, independente do fato de ter havido ou não a emissão de documento fiscal. O fato de declarar ou não este valor ao fisco já representa um risco tributário, visto que a obrigação acessória (emissão de documento fiscal) já não foi cumprida."

Excelente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.