x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 69

Variação na Depreciação

Marcos Dias

Marcos Dias

Iniciante DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 18 novembro 2022 | 14:01

Boa tarde, espero que possam me ajudar. A empresa que trabalho possui um relatório de aquisições que serve como um controle individual de bens, para garantir que o controle é eficaz fiz alguns testes de recalculo e tenho as seguintes situações.
1° Encontrei alguns itens com taxa divergente da estipulada pela receita federal.
2° Encontrei bens que possuem mais meses depreciados do que deveria.
Em ambas situações me geram variações, quais são os riscos para empresa e como posso resolver?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sábado | 19 novembro 2022 | 10:43

Marcos,
Taxa de depreciação contábil divergente da taxa fiscal não é problema: elas não devem coincidir porque as normas contábeis estabelecem que a entidade deve determinar a vida útil estimada para fixar a taxa. Você pode ter problemas se esta empresa é contribuinte com base no lucro real, pois neste caso, para fins de cálculo do tributo, deve utilizar a taxa da legislação tributária se a contábil for maior.

Em relação aos erros eles devem ser corrigidos na forma do CPC 23. Se o erro advier de período anterior será necessário fazer o acerto utilizando a conta "ajustes de exercícios anteriores", no patrimônio líquido. Se for contribuinte com base no lucro real podem ser necessários ajustes nos cálculos e recolhimentos dos impostos (IRPJ e CSLL) de períodos anteriores caso o valor imputado ao resultado seja superior ao limite fiscal. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.