x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 1.627

pagamento de contas pessoais pela PJ

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 21 novembro 2022 | 11:21

O veículo é de fato do sócio? Em caso positivo este valor deve ser lançado em conta contábil que registra remuneração do mesmo, como pró-labore a pagar, ou lucros a pagar, verificando evidentemente a existência de saldos nestas contas.

É importante orientar seu cliente para evitar misturar as contas pessoais com da empresa, pois este procedimento, além de prejudicar a própria administração do negócio pode gerar problemas de natureza tributária, e, em casos extremos, desconsideração da personalidade jurídica da empresa causada por confusão patrimonial.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 21 novembro 2022 | 15:11

Ao invés de debitar uma despesa, ou um ativo, você irá utilizar as contas passivas que citei, novamente, se existirem saldo nas mesmas.

Exemplo:
 - D - Pró-labore a pagar/Lucros a pagar (PC)
 - C - Fornecedores (PC)

No pagamento do boleto/fatura da NF, você debita fornecedores e credita caixa/banco.

Outra forma que eventualmente, algumas empresas usam é utilizar contas de direitos com pessoas ligadas, mas reforço que no meu entendimento, este lançamento é o de menos, pois, como você pode verificar, a lógica é simples. O mais importante é a orientação, para conscientização do cliente, no intuito do mesmo tentar evitar esta situação futuramente, pelos motivos que já citei acima.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 08:05

O exemplo que você deu serviria caso o pagamento tenha sido realizado pelo próprio sócio, contudo, neste caso, respeitando o princípio da primazia da essência sobre a forma, entendo que o ideal seria não contabilizar esta NF, tendo em vista que o gasto não é da empresa e o desembolso de caixa também não foi feito pela empresa, foi apenas um vício formal. Sendo assim, apenas formalize com seu cliente que o mesmo está ciente de eventuais sanções tributárias.

Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 08:27

Lembrando que dependendo como voce contabilizar esta nota e for assumir ela como uma despesa para a empresa, e esta empresa for do regime de lucro real. ..ela deverá ser contabilizada como uma despesa não dedutivel, vide que não é referente a sua atividade, principalmente se em seu imobilizado ela nao possuir veículo que sustente a despesa com pneus.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 17:55

Do ponto de vista tributário, a empresa esta sujeita as penalidades previstas na legislação.

Do ponto de vista contábil, se o gasto não é da empresa e não houve desembolso de caixa da empresa, não houve fato contábil.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 24 novembro 2022 | 08:33

Neste caso, reitero minha primeira resposta:

"O veículo é de fato do sócio? Em caso positivo este valor deve ser lançado em conta contábil que registra remuneração do mesmo, como pró-labore a pagar, ou lucros a pagar, verificando evidentemente a existência de saldos nestas contas.

É importante orientar seu cliente para evitar misturar as contas pessoais com da empresa, pois este procedimento, além de prejudicar a própria administração do negócio pode gerar problemas de natureza tributária, e, em casos extremos, desconsideração da personalidade jurídica da empresa causada por confusão patrimonial."

Infelizmente, este tipo de situação deve ser evitada, pois não tem como "arrumar" contabilmente sem qualquer exposição a riscos. É evidente que, todas as empresas, independentemente do porte, as vezes erram, e isto é natural, como contadores, entendo que nosso papel é esclarecer para os empresários os riscos que os mesmos estão expostos, considerando os aspectos relacionados a relevância dos valores envolvidos em um procedimento realizado de forma indevida em conjunto com análise da diferença entre erro ou fraude nestes casos.

KELLEN CRISTINA BORGES TEIXEIRA

Kellen Cristina Borges Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 1 ano Quinta-Feira | 24 novembro 2022 | 10:54

Bom dia,

A nota fiscal não deve ser lançada em contas de resultados já que a despesa é pessoal do sócio.

D - Adto a Sócios (Ativo Circulante)
C- Fornecedores ou Caixa

Caso tenha pro labore mensal, você pode ir crédito a conta de Adto a Sócios em vez do caixa até que zere o saldo da mesma. Se não tem pró-labore no final do exercício ao distribuir os lucros você pode utilizar o saldo da mesma.

D -Lucros a Disposição dos Sócios (Patrimônio Liquido)
e C Adto a Sócios

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.