x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.193

Como começar a contabilizar extrato bancário com saldo anterior

MARIANA

Mariana

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 24 novembro 2022 | 18:21

Boa tarde a todos!
1) Preciso contabilizar extrato bancário de uma empresa que era de outro escritório contábil e eles não contabilizavam os extratos.
Como fazer o lançamento do saldo de R$ 45.500,00, constante em  31/12/2021 em 2022?
Eu pensei em  usar a conta de ajuste de exercício anterior para lançar o valor acima, mas não sei se ficaria correto.
( Se puderem responder esta pergunta com exemplos de lançtos eu agradeço.

2) Se o sócio da empresa saca valores da conta da empresa para pagar despesas extras da empresa  eu posso lançar os saques 
constantes nos extratos da maneira abaixo ou preciso lançar como " Antecipação de Lucros"? 

D - Caixa
C - Banco

D - Material de Escritório
C - Caixa

Obg.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 25 novembro 2022 | 08:12

1) Nestes casos é muito difícil determinar de forma categórica como lançar. Avalie as demonstrações de uma forma completa, e verifique se a regularização se dará mesmo por "Ajuste de exercícios anteriores", pois, por vezes este tipo de lançamento deve ser realizado via caixa, ou clientes. O importante é analisar adequadamente, evidenciar em notas explicativas se o valor for relevante, e formalizar com seu cliente para ele entender as distorções que ficarão no comparativo das demonstrações dos dois anos, bem como, eventuais riscos que pode estar incorrendo devido ao erro transferido do ano anterior.

2) Siga o princípio da primazia da essência sobre a forma. Caso a empresa tenha realmente estas despesas, elas devem ser lançadas. Entretanto, formalize também esta situação com seu cliente, afinal de contas, no Brasil, existem normas fiscais muito rígidas com relação as obrigações acessórias (inclua neste conceito a escrituração de notas fiscais de entrada e de serviços tomados), e caso estas operações de despesas incorridas sem nota fiscal sejam muitas e representem um valor expressivo dentro da empresa, existe um risco de penalidade tributária, o que enseja uma alteração no patrimônio da entidade (eventual sanção é uma despesa e consequentemente um aumento do passivo).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.